CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA VIOLÊNCIA!


"RESPEITO ÀS MULHERES"
"Escancarado por denúncias de famosos, o abuso sexual saiu da sombra. Agora é hora de tomar medidas para que deixe de acontecer"


Por: Lizia Bydlowski

"De tempos em tempos, alguma poderosa mobilização popular modifica a forma como o sexo é tratado na sociedade, com a criação de leis e estatutos e a implantação de mudanças culturais permanentes. Assim alteramos nossa maneira de ver a prevenção da gravidez, o sexo casual, o aborto, os gays, os transgêneros. Em um ensaio escrito trinta anos atrás, Pensando o Sexo, a antropóloga americana Gayle Rubin defendeu a tese de que essas viradas em geral acontecem quando a humanidade se sente à beira de um cataclismo além de seu controle e são uma espécie de catarse alternativa. Um movimento coletivo não impedirá uma guerra nuclear nem freará o aquecimento global, mas o sexo, ele sim, pode ser reconfigurado em sua dinâmica social. O mundo anda, de fato, convulsionando. E passamos por um daqueles instantes cruciais nas relações íntimas entre indivíduos. Entraremos em 2018 digerindo a nova e extraordinária percepção de que a batida cena do chefe que corre atrás da secretária em volta da mesa não tem graça alguma. É assédio sexual, e assédio sexual é coisa séria.
Em 2017 ficará para a história como o ano em que a represa do assédio sexual explodiu e o mundo como um todo, e os Estados Unidos em particular, submergiu em uma enxurrada nunca vista de denúncias. 'Feminismo' foi a palavra do ano do dicionário Merriam-Webster, e vítimas de abuso foram personalidades do ano da revista Time. 'O movimento feminista inventou a expressão 'movimento do clique', diz a historiadora Barbara J. Berg. 'Este é um 'momento do clique'. Um grupo de mulheres conta a verdade sobre poderosos, não ouve como resposta que é melhor calar-se e, assim, estimula todas as demais a se manifestar'."


"Foi com a exposição do todo-poderoso produtor de cinema Harvey Weinstein, de 65 anos, como um degenerado assediador serial, em 5 de outubro, que as comportas estouraram. Uma a uma, quase trinta mulheres até agora - atrizes como Angelina Jolie e Salma Hayek - escancararam em minúcias as humilhações a que foram submetidas pelo produtor, como as vezes em que ele apareceu nu, masturbou-se, exigiu sexo oral. A mononiveladora do #MeToo (eu também), movimento criado nas redes sociais e espalhado por 85 países, virou a caixa de ressonância de legiões de mulheres que sofreram abuso. Em dois meses e meio, a metralhadora antiabuso acionada pelo caso Weinstein - e reforçada pelos dedos apontados contra Kevin Spacey, Dustin Hoffman, Ben Affleck - detonou cargos e reputações de cerca de cinquenta figurões do cinema, da política e da imprensa, e o número continua subindo. 'As mulheres que desencadearam o processo são importantes e famosas e falam de acontecimentos de décadas atrás. Elas conseguiram se livrar do peso do assédio quando se viram em posição superior', analisa a socióloga Marilene Vargas, pós-graduada pela Universidade de Boston."



"Harvey Weinstein foi a pedra que rachou o vespeiro, mas o sentimento deu mostras de estar ganhando força em vários momentos. Um deles foi no Brasil, em abril: Susllem Tonani, figurista da novela A Lei do Amor, da TV Globo, acusou o veterano ator José Mayer de atos e gestos inconvenientes nos bastidores das gravações. Seguiu-se um estrondo de indignação. Artistas vestiram a camiseta 'Mexeu com um, mexeu com todas', a Globo encampou a causa e Mayer está na geladeira até hoje (a vítima não levou o caso à Justiça). Note-se que o mote aqui favoreceu a postura anônima, meio envergonhada, em comparação ao descarado 'eu também' nascido nos Estados Unidos, onde a alma puritana impulsiona um corretismo exacerbado. Mais adiante, homens foram apontados, agredidos e presos por ejacular em mulheres em ônibus de São Paulo - ato repulsivo mas nada incomum. Mais de 100 denúncias contra abusos desse tipo chegaram à polícia desde então."



"Nos Estados Unidos, o ano começou com o dia seguinte ao da posse de Donald Trump tomado por grandes marchas de mulheres em protesto contra o presidente, que, se gabara de 'poder tudo' com as mulheres, inclusive apalpar partes imencionáveis (as tais partes foram mencionadas em alto e bom som nas manifestações). Um movimento em cadeia de denúncias de assédio afetou a direção de empresas, aniquilou a cúpula do canal conservador Fox News, abalou executivos do Vale do Silício. Deputados e senadores, apontados, renunciaram. Nas rodas de amigas, a pergunta agora é: 'Quem foi seu Weinstein?'. Assédio sexual não é novidade. Pesquisas agrupadas em uma reportagem recente da CNN mostram que já sofreram assédio ou violência 86% das mulheres brasileiras, 65% das americanas, 64% das britânicas. O que faz a diferença agora é a dimensão que tomou o ato torpe de um homem desrespeitar uma mulher e seguir em frente como se nada houvesse acontecido. Passado o primeiro e trepidante efeito das denúncias em série, a sociedade tem pela frente a discussão de aspectos ainda pouco citados quando a questão é assédio. Um deles: o alcance da percepção. 'Sou fruto de uma geração que aprendeu, erradamente, que atitudes machistas, invasivas e abusivas podem ser disfarçadas de brincadeiras ou piadas', disse José Mayer em carta de desculpas. Apalpadelas e insinuações sempre foram praticadas sem que homens ou mulheres identificassem na impertinência o ela verdadeiramente é - um ato de violência. Outro ponto em aberto: a escala do erro. É preciso pontuar o grau de abuso e condená-lo (condenável, sempre é) na medida. A régua tem de ser diferente para Weinstein, o tarado que mais de uma vez desceu ao estupro, e para Mayer, o garanhão dos camarins."


"Como sempre acontece nos movimentos em ondas, a legislação se adapta aos novos tempos - tempos em que já não se admite o uso de belos corpos femininos como objeto de consumo na propaganda, sobretudo de cerveja, um estímulo ao machismo (e, não por acaso, a Skol lançou uma campanha redesenhando antigos anúncios). No Brasil, a Lei do Estupro, muito abrangente em casos de violência, dificulta a punição do assédio, em que a pressão psicológica, mais que a física, pode ser determinante. O Ministério Público organiza grupo de discussão para tramitação na Câmara de um projeto de lei da senadora Marta Suplicy que prevê prisão de três a seis anos a quem 'constranger de ato libidinoso diverso do estupro' - ou seja, assédio. Triste curiosidade: em São Paulo, os assediadores, enquadrados no artigo 61 da Lei das Contravenções Penais, estão sujeitos a multa 'de duzentos mil-réis a dois contos de réis'. A lei é de 1941.
Nos Estados Unidos, motor das transformações, o Congresso instituiu treinamento obrigatório antiassédio para senadores, deputados e suas equipes, e o Senado se prepara para encaminhar um projeto de lei que restringe a férrea cláusula dos contratos de trabalho que proíbe funcionários de processar superiores. Escreveu certa vez a pensadora Susan Sontag: 'Desde que o cristianismo estabeleceu o comportamento sexual como a raiz da virtude, o sexo se tornou um 'caso especial' na nossa cultura, evocando atitudes inconscientes'.
Agora é esperar que o movimento em prol do respeito às mulheres não recue e perca a avassaladora força de um ano fundamental, o de 2017, apesar dos sinais contraditórios. Houve denúncias de assédio, a mulher-objeto é coisa do passado, e, no entanto, o Brasil virou o ano com uma única mulher no ministério do presidente Michel Temer - Luislinda Valois, que estava na corda bamba -, um cenário que se imaginava superado. E há o risco de aprovação no Congresso, em 2018, de uma PEC, proposta por um deputado do DEM, que criminaliza o aborto mesmo em casos de estupro, de gestação de alto risco e de fetos anencéfalos. Seria um absurdo retrocesso numa legislação que já tem 77 anos."
Colaborou Maria Clara Vieira


A matéria acima foi retirada da revista VEJA - Edição 2562 - Ano 50 - nº 52. 27 de dezembro de 2017. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista VEJA e à Editora Abril.


SUGESTÃO

Após a leitura, sugerimos que você assista ao debate sobre a onda de denúncias de assédios de Hollywood e suas repercussões no mundo e no Brasil, que faz uma discussão sobre esse assunto polêmico, mas que deve ser discutido. As imagens são do canal do YouTube Ultra TV. O idioma é o português.


A seguir, reportagem do jornal SBT Brasil, que noticia o aumento das denúncias de mulheres que são assediadas em ônibus em São Paulo. As imagens também são do YouTube, e o idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog