CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ALIMENTAÇÃO!


"EDUCAR TAMBÉM É ALIMENTAR"
"FAO e Unesco unem-se para fortalecer a educação sobre nutrição e dieta na América do Sul e no Caribe"


Por: Unescopress

"Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). 'Panorama de Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e no Caribe', de 2017, a desnutrição infantil crônica nessa região caiu de 24,5% em 1990 para 11% em 2016. Mais de 5,9 milhões de crianças ainda são afetadas pela desnutrição, e o sobrepeso e a obesidade tornaram-se importantes problemas de saúde na área, onde 7% das crianças com menos de 5 anos já têm excesso de peso.
Uma parceria nessa sentido do Escritório Regional da FAO e da Oficina Regional de Educação da Unesco para América Latina e Caribe (Orealc/Unesco) em Santiago, no Chile, resultou no acordo 'Segurança Alimentar e Nutricional para Crianças e Adolescentes na América Latina e no Caribe', assinado em outubro. Ele promoverá o desenvolvimento de ações, políticas e programas que ajudem a aprimorar a educação para a saúde e o bem-estar, de modo a melhorar a dieta e a nutrição de crianças em idade escolar. 
Segundo a FAO, os programas de merenda escolar reforçam a continuidade do ciclo nutricional e fortalecem a cultura alimentar e a participação social na criação de hábitos saudáveis. A educação voltada para uma boa nutrição e estilos de vida saudáveis deve acompanhar esses programas ao longo do ciclo escolar, observa a Unesco.
A FAO estimula desde 2009 os programas de merenda escolar e escolas sustentáveis em 13 países da região, com o apoio de financiadores brasileiros.
'As crianças em idade escolar são uma prioridade para intervenções nutricionais e a escola é o lugar ideal para ensinar informações básicas sobre dieta, nutrição e saúde', disse Adoniram Sanches, oficial de política sênior da FAO para América Latina e Caribe, por ocasião da assinatura do documento. 'Esse acordo nos permitirá unir-se para melhorar o acesso a alimentos saudáveis e suficientes para os jovens no contexto do trabalho de implementação do Roteiro da Agenda Educacional de 2030 para América Latina e Caribe e Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4', acrescentou Cecília Barbieri, diretora da Orealc/Unesco Santiago."


"Pelo acordo, as agências promoverão o fortalecimento da educação alimentar e sua integração na formulação de políticas, baseando-se na sistematização na região das políticas de segurança alimentar e nutricional na região como base e nas experiências de programas de alimentação escolar na região."


A matéria acima foi retirada da revista PLANETA - Ano 45 - Edição 537, pág. 57. Dez/2017/Jan/Fev 2018. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista PLANETA e à Editora Abril


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog