CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ALIMENTAÇÃO!


"DESVENDANDO O ALIMENTO"
"A aveia oferece uma série de maravilhas ao organismo. Conheça-as a seguir!"


Por: Paula Santana [texto]
        Juliana Moreno [design]

"Ela esbanja versalidade! Podendo ser incluída tanto em pratos salgados quanto doces, a aveia proporciona inúmeros ganhos à saúde. Isso porque o cereal é capaz de melhorar o funcionamento do organismo, diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL), controlar a glicemia (fator primordial para quem é diabético), além de outros benefícios. 'A aveia é uma alimento energético, famosa por aumentar a resistência física. Por ser hipoglicemiante, auxilia na regulação da taxa glicêmica (açúcar no sangue), sendo especialmente recomendada aos diabéticos', esclarece a nutricionista Carolina Marques."

"DO JEITO CERTO"

"Para aproveitar a melhor quantidade de nutrientes presentes na aveia, a nutricionista Greice Caroline Baggio dá algumas recomendações: 'O ideal é o consumo da aveia crua, em vitaminas, saladas de frutas ou iogurte, pois as quantidades de betaglucanas (um tipo de fibra) são reduzidas quando adicionadas em preparações que necessitam de aquecimento como mingaus, bolos ou sopas. Por isso, biscoitos de farelo de aveia não são tão boas fontes de betaglucanas'."


"AFASTANDO O DIABETES"

"Manter os níveis de açúcar no sangue controlados não é uma tarefa fácil para os diabéticos. No entanto, existem alimentos que podem colaborar para isso. É o caso da aveia, que acrescida à alimentação, pode proporcionar ao diabético muitos benefícios. Isso acontece porque a aveia é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, libera a glicose dos alimentos lentamente ao organismo, proporcionando mais controle a quem sofre da doença."

"QUER EMAGRECER? AVEIA, JÁ!"

"As pessoas que desejam perder alguns quilinhos extras tem na aveia uma excelente aliada. Por ser rica em fibras, ela promove saciedade, evitando assim o consumo exagerado de alimentos calóricos. 'Dietas com alto teor de fibras possui baixa densidade calórica e induzem à menor ingestão de alimentos, já que a sensação de saciedade que proporcionam é mais prolongadas se comparadas ao consumo de alimentos refinados', frisa Carolina."


"CORAÇÃO PROTEGIDO"

"Por conter uma boa quantidade de fibras solúveis (pois absorvem água) e de insolúveis (que não absorvem água), o alimento é ideal para blindar a saúde do órgão. No entanto, o grande destaque para a proteção do sistema cardiovascular se dá à fibra betaglucana, que, além de varrer as gorduras presentes nas artérias e diminuir o colesterol, ainda colaboram para a melhora da circulação sanguínea, ponto importante especialmente para quem é hipertenso."

"SEM PRISÃO DE VENTRE"

"Enfrentado principalmente pelas mulheres, o problema pode causar graves distúrbios na saúde, como o câncer de intestino. Por isso, controlar essa disfunção é fundamental! Uma excelente opção é acrescentar a aveia às refeições. Isso porque as fibras solúveis presentes no cereal se ligam à água e aumentam o bolo fecal, acelerando o trabalho do intestino. Isso contribui para a diminuição da prisão de ventre e constipação intestinal."

FUNCIONALIDADE DE SOBRA!
"Além de conferirem energia para o corpo, os alimentos funcionais devem ter a propriedade de contribuir para a prevenção ou a melhoria de doenças ou distúrbios. É todo alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos ou fisiológicos benéficos à saúde, devendo ser seguro para o consumo', explica Carolina. De modo geral, alimentos como a aveia são promotores da saúde, podendo estar associados à diminuição dos riscos de doenças crônicas."


A matéria acima foi retirada da revista RECEITAS COM AVEIA - Ano 2 - nº 2. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista RECEITAS COM AVEIA e à Editora Alto Astral


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog