GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 2: LITOSFERA - CARACTERÍSTICAS DOS SOLOS


CAMADA SOBRE CAMADA
Saiba mais sobre as características dos solos e os fatores que contribuem para sua fertilidade



O solo é uma camada com espessuras variadas (de alguns centímetros a vários metros) de material não consolidado que cobre a superfície da crosta terrestre. Constituído por matéria mineral e matéria orgânica, é o substrato para a vida dos ecossistemas. Os solos são resultado da decomposição das rochas, que através dos anos passam por um processo de intemperismo físico, químico e biológico. Esse processo cria diferentes camadas, às quais se dá o nome de horizontes. O conjunto dos horizontes constitui o perfil do solo, que permite identificar o estágio de formação em que se encontram (veja a figura abaixo).



FORMAÇÃO E PERFIS DE SOLO EM CLIMAS ÚMIDOS
Nos solos maduros podem ser identificadas as camadas O, A, B e C, que se diferenciam pela composição físico-química, cor, presença ou ausência de matéria orgânica, entre outras características.


CARACTERÍSTICAS DOS HORIZONTES DO SOLO

0..............................................................................................
Horizonte orgânico, também denominado de serrapilheira. Corresponde à camada superficial de florestas e matas; é composto de materiais de origem vegetal e animal em decomposição.

B..............................................................................................
Horizonte de acumulação de argila, matéria orgânica e oxi-hidróxidos de ferro e alumínio provenientes das camadas superiores. Esse processo de transferência de minerais entre camadas é chamado lixiviação, considerado um tipo de erosão química do solo.

R..............................................................................................
Rocha que dá origem ao solo, também denominada rocha-mãe. A velocidade de decomposição depende de vários fatores, como a composição mineral da própria rocha e o tipo de clima [climas quentes e úmidos tendem a acelerar o intemperismo].

A..............................................................................................
Horizonte mineralógico. Composto de material de origem mineral proveniente da rocha-mãe ou trazido de outros lugares por vento, água ou gelo. Há grande presença de matéria orgânica decomposta, motivo pelo qual pode ser denominado horizonte humífero (húmus).

C.............................................................................................
Horizonte de rocha alterada, denominado alterita ou sapolito. É nele que começa a decomposição da rocha. Formado por sedimentos grosseiros na base e por sedimentos mais finos na parte superior.

FERTILIDADE DOS SOLOS

Os solos podem ser classificados em "agricultáveis" e "não agricultáveis". Geralmente, as terras que não permitem a exploração agrícola são encontradas em altitudes muito elevadas como os picos do Himalaia, dos Andes e demais cadeias montanhosas, ou em regiões  desérticas frias (regiões polares) e quentes (Deserto do Saara), onde as restrições decorrem das temperaturas extremas ou da escassez de água.


As áreas mais exploradas para a produção agropecuária são aquelas com climas favoráveis, com pluviosidade e temperatura adequadas, e solos férteis. A fertilidade natural dos solos depende, primeiramente, da sua composição química - os solos muito férteis dispõem de nutrientes suficientes para a exploração agrícola, sem a necessidade de adubação artificial. Além disso, a fertilidade dos solos está ligada à capacidade de reter água e matéria orgânica (o que depende da presença de argilas) e de reter oxigênio (o que depende da estrutura física, já que o solo precisa ser poroso e "aerado"). Veja abaixo algumas regiões do globo que se destacam por apresentarem solos férteis, intensamente explorados pela agricultura.


OS SOLOS FÉRTEIS NO BRASIL E NO MUNDO


1 VALE DO RIO MISSISSÍPI (ESTADOS UNIDOS)
2 VALE DO RIO NILO (EGITO)
A deposição de sedimentos e de matéria orgânica nas planícies inundadas renovam anualmente a fertilidade natural dessas regiões.

2 UCRÂNIA 4 ARGENTINA
Esses países possuem o solo tchernozion (do russo tcherno - escuro e zion - terra) ou chernozén. Quimicamente fértil e com elevada matéria orgânica, tem alta produtividade agrícola e é muito utilizado para o plantio de trigo.

5 FRANÇA 6 HOLANDA
7 VALE DO RIO AMARELO (CHINA)
Possuem o solo loess (do alemão Ioss = solto), formado pela deposição de sedimentos carregados pelo vento. Na China é intensivamente utilizado para a produção de arroz.

8 REGIÃO SUL
9 REGIÃO CENTRO-OESTE (BRASIL)
Possuem os latossolos vermelhos originados a partir da decomposição do basalto, rico em ferro. Ao ser oxidado, este material confere a cor avermelhada ao solo. Os imigrantes italianos que se dirigiram para as plantações de café no interior do estado de São Paulo apelidaram esse solo de "terra rossa" (terra vermelha), motivo pelo qual esses solos são muitas vezes (e erroneamente) denominados "terra roxa".

10 RECÔNCAVO BAIANO (BRASIL/BAHIA)
Região com o solo massapê, argiloso e de elevada fertilidade química natural. A presença de argila é importante para regular a drenagem e, consequentemente, evitar a perda de nutrientes essenciais para as plantas. Esse tipo de solo possibilitou a implantação das primeiras plantações de cana-de-açúcar e dos engenhos de cana pelos colonizadores portugueses.


Págs. 40 e 41 (GE: GEOGRAFIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog