GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 3: HIDROSFERA



UMA ESPERANÇA NA ARIDEZ DO SERTÃO
Em meio à maior estiagem dos últimos 100 anos no Nordeste, a inauguração de um trecho da transposição do Rio São Francisco pode amenizar os efeitos da seca



Os nordestinos estão enfrentando mais uma rigorosa seca. Embora estiagens severas costumem castigar a região de tempos em tempos, desta vez a situação é mais grave: o Nordeste não via uma seca tão intensa para um período consecutivo como este desde 1910.

A área mais afetada é o semiárido, região que abriga 23 milhões de pessoas. Com a ausência de chuvas, os grandes reservatórios da região estão secando. No início de 2017, eles operavam com somente 16% da capacidade. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), dos 533 reservatórios monitorados pelo órgão na região, 142 estavam vazios. A situação é mais crítica no Ceará, onde os açudes estavam com 7% de sua capacidade em janeiro deste ano.

A estiagem pode levar o fornecimento de água nas áreas urbanas ao colapso, provocando sérios transtornos à população. Em vários municípios de pequeno porte, o abastecimento já está sendo feito com caminhões-pipa. Nas regiões rurais, o problema é outro. Agricultores perdem suas plantações e veem o gado morrer. Em Pernambuco, o rebanho bovino, composto em 2011 por 2,5 milhões de cabeças, teve uma baixa de 554 mil animais no ano passado.

A boa notícia é que em março foi inaugurado o primeiro trecho do projeto de transposição do Rio São Francisco, que prevê o deslocamento de parte das águas desse manancial por canais artificiais para reservatórios situados no semiárido nordestino. Apontada desde o tempo do Império como uma solução para a seca no Nordeste, a transposição começou a sair do papel em 2007, consumindo investimentos da ordem de 9,6 bilhões de reais.

O projeto se estende por 477 quilômetros e é dividido em dois eixos. O leste é o trecho recém-inaugurado. Com 217 quilômetros, ele beneficiará 4,5 milhões de pessoas em 168 localidades da Paraíba e de Pernambuco. Já o eixo norte. com 260 quilômetros, tem inauguração prevista ainda para 2017 e atenderá 222 municípios e 7,5 milhões de pessoas no Ceará e Rio Grande do Norte.

Nas postagens seguintes, você vai saber mais sobre a hidrosfera e a importância estratégica da água, além de entender como a crise hídrica é um fenômeno que preocupa não apenas a população do Nordeste, mas também de outras regiões do Brasil e do mundo.



Págs. 48 e 49 (GE: GEOGRAFIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog