GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 2: LITOSFERA - RESUMO


RESUMO

LITOSFERA




ESTRUTURAS GEOLÓGICAS: A camada mais superficial do planeta é a litosfera, cuja superfície é formada por três tipos de estrutura geológica: escudos cristalinos (os terrenos mais antigos, formados por rochas magmáticas), bacias sedimentares (surgidas com a erosão das rochas dos escudos cristalinos) e dobramentos modernos (formações recentes que ficam entre as placas tectônicas).

RELEVO: Existem quatro principais tipos de relevo no mundo: depressões são áreas localizadas em altitude inferior à das regiões vizinhas ou abaixo do nível do mar; montanhas são áreas elevadas resultantes do choque de placas tectônicas; planaltos são elevações delimitadas por superfícies rebaixadas; e planícies são áreas planas, geralmente encontradas em baixas altitudes.

PLACAS TECTÔNICAS: São gigantescos blocos que integram a litosfera. O globo é recortado por grandes placas que se deslocam e se chocam, numa movimentação constante e lenta. As regiões próximas à borda dessas placas são sujeitas a terremotos e atividade vulcânica.

FORÇAS INTERNAS E EXTERNAS: As forças internas dão forma ao relevo. O tectonismo consiste no lento deslocamento das placas tectônicas. Os abalos sísmicos são os tremores causados na superfície do planeta pela movimentação da placa tectônica. Já o vulcanismo é a elevação do magma para à superfície por meio de fendas na crosta terrestre. São duas as principais forças externas. O intemperismo é o processo de degradação das rochas provocada por fenômenos químicos e físicos. Já a erosão consiste no desgaste da rocha em razão da exposição prolongada a agentes naturais, como ventos, geleiras, rios e mares.

RECURSOS MINERAIS: Os minérios são elementos dos quais podemos extrair substâncias de interesse econômico. Destacam-se os utilizados para a obtenção de metais, como o alumínio, o ferro e o titânio. Os depósitos mais explorados ficam nos escudos cristalinos. No Brasil, os minérios são encontrados principalmente em Minas Gerais e no Pará.

SOLOS: O solo compreende a parte superficial da litosfera e se forma, principalmente, da decomposição das rochas e dispõe em camadas, denominadas horizontes. Os horizontes O (orgânico) e A são os mais superficiais e mais significativos para a agricultura. A composição mineral, o nível de acidez e a capacidade de reter matéria orgânica e água são fatores determinantes para a fertilidade dos diferentes tipos de solos, de grande importância para as atividades agropecuárias.

LIXO: A deposição inadequada do lixo em aterros sem nenhum controle ambiental (os chamados lixões) está entre as principais causas da contaminação dos solos nas cidades. Mais de 50% dos municípios destinam os resíduos sólidos em lixões. Apenas 28% das cidades faz o descarte em aterros sanitários.


Pág. 47 (GE: GEOGRAFIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog