CIÊNCIA


"CIENTISTAS CHINESES CLONAM MACACOS COM TÉCNICA DA OVELHA DOLLY"
"Produção de primatas 'personalizados' permitirá estudar doenças cerebrais, metabólicas, genéticas, imunológicas, ou celulares, segundo autores do estudo"


Por: Fábio de Castro

"Em 1996, a ovelha Dolly ficou conhecida por ser o primeiro animal clonado a partir de uma célula adulta, com uma técnica conhecida como transferência nuclear de célula somática (SCNT, na sigla em inglês). Agora, mais de duas décadas depois, cientistas chineses utilizaram pela primeira vez a mesma técnica para produzir os primeiros clones de macacos. A clonagem de primatas era considerada um desafio dificílimo, mas finalmente os pesquisadores conseguiram desenvolver um método para isso.
Segundo os autores do estudo, publicado hoje na revista Cell, esse tipo de clonagem em macacos permitirá pesquisas com populações de animais 'personalizados' e geneticamente uniformes. Assim, será possível estudar uma doença genética, por exemplo, produzindo dois macacos idênticos, com uma mudança única no gene de interesse. 
'Há muitas questões sobre a biologia dos primatas que podem ser estudadas a partir desse modelo adicional. Você pode produzir macacos clonados geneticamente idênticos, com a exceção do gene que você quer manipular', explicou o autor principal do estudo, Qiang Sun, da Academia Chinese de Ciências.
'Isso vai gerar modelos para estudo não só de doenças cerebrais com base genética, mas também câncer, doenças imunológicas e distúrbios metabólicos. Também poderemos testar a eficácia de drogas para esses problemas antes do uso clínico', afirmou Sun.
Os macacos batizados de Zhong-Zong e Hua-Hua ('zhomghua' significa 'nação', ou 'povo', em chinês) nasceram há 8 semanas e 6 semanas, respectivamente. Eles não são os primeiros clones de primatas, pois em 1999 um macaco rhesus foi clonado por um método mais simples, semelhante ao processo que leva ao nascimento de gêmeos. Essa técnica, porém, pode gerar no máximo quatro clones por vez.
Zhoung-Zong e Hua-Hua, por outro lado, foram criados com a técnica SCNT, na qual o núcleo de uma célula reprodutiva é removido e substituído pelo núcleo de células já diferenciadas de outras partes do corpo. Esse óvulo reconstruído se desenvolve em um clone do organismo que doou o núcleo.
Os cientistas transferiram células de fibroblastos - um tipo de célula do tecido conjuntivo - de fetos de macacos para uma célula reprodutiva cujo núcleo foi extraído. O óvulo resultante foi implantado em duas macacas adultas. Zhoung-Zong e Hua-Hua são clones do mesmos fibroblastos de fetos. Antes, os cientistas utilizaram macacos adultos como doadores dos fibroblastos, mas os clones viveram apenas algumas horas.
Segundo os cientistas, os núcleos de células diferenciadas de macacos têm se mostrado extremamente resistentes à SNCT, em comparação às células de outros mamíferos como camundongos, vacas e ovelhas, os núcleos de células diferenciadas de macacos.
'Tentamos vários métodos diferentes, mas só esse funcionou. Falhamos muito antes de encontrar uma maneira de clonar um macaco com sucesso', diz Sun."

Notícia retirada do site ESTADÃO, 24 de janeiro de 2018 (Acesso: 24/01/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog