DOSSIÊ CÂNCER:
A PREVENÇÃO, A LUTA, A VITÓRIA

Houve um dia em que ter diabetes era uma sentença de morte - ou pelo menos de alguns membros amputados. A pressão alta, a garantia de um ataque cardíaco iminente. Ser portador de HIV, uma verdadeira arma apontada para a cabeça. Hoje, são doenças ainda graves, mas crônicas e controláveis - qualquer um pode conviver com elas e ter qualidade de vida, desde que tomados alguns cuidados.
A epidemia assustadora dos nossos tempos de vida longa e farta (inclusive de maus hábitos como fumar, beber, comer demais e não se exercitar) é o câncer e suas mais de 100 variações já identificadas. Um assunto que interessa a todos nas próximas postagens, que compreenderão um DOSSIÊ CÂNCER: A PREVENÇÃO, A LUTA, A VITÓRIAVocê lerá e verá que ter câncer não é uma loteria, mas sim uma probabilidade estatística. Esse diagnóstico vai aparecer para metade de nós nos próximos anos.
A cura definitiva da doença em qualquer estágio já foi cravada algumas vezes, e tema de notícias ou assuntos publicados neste blog. Hoje, cientistas de todo o mundo parecem convergir para uma solução menos milagrosa que um elixir mágico, e, por isso, mais plausível: manter o câncer sob controle. As últimas descobertas aplacam a fúria da multiplicação das células cancerosas e garantem uns bons anos a mais de vida, e o principal: com qualidade. Para que o câncer, muito em breve, seja a nova diabetes, metaforicamente, só nos impeça de comer alguns doces, mas não de viver.

TRATAMENTOS:
BATALHA SEM FIM - UM INIMIGO MUTANTE REQUER UMA LUTA EM VÁRIAS FRENTES. OS TRATAMENTOS MODERNOS CONTRA O CÂNCER TÊM POR OBJETIVO DOMAR COM A QUAL PRECISAREMOS CONVIVER


COMO FUNCIONA A QUIMIOTERAPIA
Um coquetel varre o corpo em busca do câncer, mas também atinge células inocentes


1 O INÍCIO 
Um coquetel de medicamentos é preparado de acordo com o tumor e as medidas do paciente e ministrado com remédios contra seus próprios efeitos colaterais. Entra na corrente sanguínea pelas veias do braço, pela medula espinhal ou por cateteres na região do tumor.

2 A CAÇA
O câncer estabelece um suprimento de energia em torno de si por meio de vasos sanguíneos e fica vulnerável ao medicamento. Uma vez na corrente sanguínea, a quimioterapia "caça" o câncer pelo organismo.

3 O COMBATE
Os quimioterápicos impedem a divisão do núcleo da célula, que levaria à multiplicação celular. Células saudáveis que também estão se multiplicando acabam atingidas da mesma forma, daí os efeitos colaterais.

4 O FIM
Impedidas de se multiplicar, as células cancerígenas morrem e o líquido quimioterápico é expelido pelo organismo. Com o tempo, os tecidos saudáveis prejudicados pelo tratamento voltam a se multiplicar

COMO FUNCIONA A RADIOTERAPIA
Um feixe de radiação milimetricamente delimitado impede a vida do câncer


A 3D
A Radioterapia de intensidade Modulada é utilizada para tumores com localização precisa no organismo. Por meio de ressonância, delimita-se em 3D a área exata a ser atingida, preservando tecidos vizinhos.

B O COMBATE
Emitido por um acelerador de partículas, o raio X desestabiliza o DNA das células doentes, impedindo sua multiplicação. Assim acelera-se o processo natural de morte celular, por deteriorização do DNA.

C O FIM
O câncer então começa a definhar. Repetidas sessões são necessárias para reduzir o tumor até o tamanho desejado ou desaparecer por completo. Pela sua precisão, a radiação tem efeitos colaterais.

D CIRURGIA
A radioterapia pode ser feita como um preparo antes de cirurgias de retirada do tumor, para torná-lo menor e o procedimento menos invasivo. O contrário também acontece: a cirurgia é feita e, depois, a radioterapia é utilizada para "limpar" o que restou do tumor na região.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog