HISTÓRIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A história é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - História: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 2: IDADE MÉDIA - LINHA DO TEMPO


IDADE MÉDIA
Veja os acontecimentos mais importantes da Idade Média, que vai de 476 a 1453. Os fatos que têm indicação de páginas (remissões) correspondem aos assuntos que mais caem no vestibular


482
Clóvis I unifica as tribos francas e conquista Gália, o que dá origem ao Reino Franco, o mais poderoso da Europa Ocidental no período.

527
Com a coroação de Justiniano, o Império Bizantino começa a viver seu auge. O imperador reconquista territórios bárbaros no Ocidente (veja o mapa abaixo), estimula as artes elabora o Código Justiniano, que revisa e atualiza o direito romano. Ao fim de seu governo, em 565, o império começa a decair. Em 1204, a capital, Constantinopla, é conquistada pelos cruzados, e o restante do império é repartido entre príncipes feudais. Em 1453, a cidade é subjugada pelos turcos.

570
Nasce Maomé, na cidade de Meca, que se tornaria o profeta da religião islâmica e unificaria sob um poderoso império.

630
Um exército de 10 mil homens liderados por Maomé conquista a cidade sagrada de Meca para propagar o islamismo. Surge o Império Árabe, que se expandiu por três continentes em apenas 100 anos.

732
As tropas do majordomus Carlos Martel, do Reino Franco, derrota os muçulmanos na Batalha de Poiters, que impõe uma barreira cristã ao avanço islâmico na Europa.

843
Disputas e guerras sucessórias entre os netos de Carlos Magno resultaram no Tratado de Verdum, que divide o Império Carolíngio em três reinos.

850
Colapso da civilização maia. Com os frequentes conflitos, as mudanças climáticas e o esgotamento das terras cultiváveis, a civilização maia começa a entrar em colapso.

873
Matemáticos árabes inventam o conceito do número zero, que representa papel fundamental no sistema de numeração.

962
O papa João XII nomeia Otto I imperador do Sacro Império Romano-Germânico, numa tentativa de conter os ataques húngaros à Europa cristã. Seis domínios abrangem porções das atuais França, Holanda, Suíça, Alemanha, Áustria e Polônia. Acentua-se a corrupção, e a Igreja Católica torna-se mais suscetível ao poder político, promovendo a venda de cargos eclesiásticos (simonia).

987
Após a morte de Luiz V, último rei da dinastia Carolíngia, nobres franceses elegem Hugo Capeto, conde de Paris, soberano da França. Inicia-se o processo de formação da monarquia francesa.

1054
A Igreja Oriental (Igreja Cristã Ortodoxa Grega) e a Igreja Ocidental (Igreja Católica Apostólica Romana) rompem entre si, no Cisma do Oriente.

1095
Para refazer a unidade cristã, abalada pelo Cisma do Oriente, o papa Urbano II convoca as Cruzadas, expedições militares contra o mundo árabe.

SÉCULO XIII
O feudalismo chega ao auge na Europa.

1215
Sob a imposição dos senhores feudais saxões e de bispos ingleses, o rei inglês João I assina a Magma Carta, que limita os poderes da monarquia.

1231
O papa Gregório IX aumenta a representação ao fundar a Inquisição, tribunal da Igreja instituído para capturar, julgar e punir os acusadores de heresia.

1281
O sultão Otman I funda o Império Turco-Otomano. No século XVI, o império vive seu auge, ocupando o norte da África, a região do Mar Vermelho e a faixa do Golfo Pérsico até a Hungria. A partir do século XVII, a retração econômica dá início à decadência, mas o sultanato só é abolido após derrota na I Guerra Mundial (1914-1918).

1337
A pretensão do rei inglês Eduardo III de disputar a sucessão do trono francês é o estopim da Guerra dos Cem Anos, que opõe França e Inglaterra.

1347
Levada por um navio proveniente do Mar Negro, a peste negra chega à Europa pelo porto de Gênova. A epidemia, altamente infecciosa, é transmitida ao homem pela pulga do rato (o que não se sabia na época). Espalha-se com grande velocidade e provoca a morte de cerca de um terço da população europeia.

1453
A tomada de Constantinopla - então sede do Império Bizantino - pelo Império Turco-Otomano marca o fim da Idade Média e início da Idade Moderna.*

*Você pode ler e estudar tudo sobre a IDADE MÉDIA, clicando no CAPÍTULO 2 IDADE MODERNA, que tem todo o conteúdo da LINHA DO TEMPO.


Págs. 34 e 35 (GE: HISTÓRIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog