BIOLOGIA:
VESTIBULAR E ENEM


VIDA:
O QUE É VIDA? A AUTOPOIESE DE MATURANA E VARELA


AULA 1 - PARTE I


Por: Professor Rubens Oda 
        DESCOMPLICA
  • AUTOPOIESE - AUTOPRODUZ E AUTOCRIA: Estamos aqui para discutir uma outra forma de pensar em vida. Como surgiu a vida em nosso planeta e quais seriam as características inerentes¹ aos seres vivos? Usualmente nós trazemos para a sala de aula o conceito de que o ser vivo precisa de uma série de características para que a partir delas, consiga defini-la em informação. Se o ser vivo tiver a, b, c, d, e, ele é um ser vivo, porque ele tem um DNA, e tem tal característica. Só que atualmente, isto é um contraponto, a conceituação de que um ser vivo é uma unidade selecionável e que sofre evolução ao longo do tempo. Existe um conceito na Biologia, de que a gente tem que definir a vida não pela informação, não pela sua constituição, mas pelos processos que definem a vida. E essa ideia é da autopoiese, que surge com dois biólogos chilenos, Maturana e Varela, que incrivelmente, acaba influenciando na cibernética, na neurologia, em vários outros aspectos do conhecimento humano, até mesmo na sociologia. Então vamos tentar pensar em quais seria os processos importantes para que a gente pudesse definir algo como ser vivo. De acordo com Maturana e Varela, as características importantes de forma resumida do princípio da autopoiese, é que a autopoiese define a vida como algo que se autoproduz, e que se autocria. Você está falando que a vida surgiu do nada, e que é um processo de abiogênese²? Não é isso. Embora em algum momento a vida tenha que ter surgido no planeta, a partir do momento que ela surge, a mesma garante o surgimento de novas formas de vida. Ela garante a reprodução de novos seres vivos através da reprodução. Então esse processo de autoformação, de autocriação é inerente a autopoiese.
  • SER VIVO - REDE DE COMPONENTES METABÓLICOS: De acordo com esse conceito de Maturana e Varela, o ser vivo de componentes metabólicos, só que mais que uma rede. É uma "rede inteligente" que é capaz de criar novas redes, novos componentes, e que ela mesma se delimita. Se a gente quiser sair um pouco da teoria. Se pensarmos no que é essa rede de componentes que é autocapaz de se delimitar, e que cria padrões e processos únicos inerentes a ela, você vai enxergar que essa rede é o que costuma-se chamar de célula. Um exemplo de uma rede que é capaz de de criar novas redes, que vai determinar os limites dessa rede. Então a célula seria o que conhecemos hoje como rede de componente de um ser vivo. Agora, a conceituação de Maturana e Varela é interessante porque não necessariamente, se encontrarmos vida em outros planetas, que é o objetivo da exobiologia³, encontraríamos a vida com as mesmas células que temos aqui em nosso planeta. Mas se encontra uma rede de componentes que cria e tem um limite bem determinado. Então, talvez essa rede seja um ser vivo, por mais que ela  tenha um aspecto bastante diferente do aspecto que temos em nossas células aqui em nosso planeta. Viajando até um pouco mais para a origem da vida, hoje alguns biólogos discutem se o primeiro ser vivo era mesmo uma célula. Seria difícil para pensar. Mas será que o primeiro ser vivo era mesmo uma célula? Ou será que o ser era uma área imensa, com processos inerentes acontecendo ali que garantissem seu crescimento, o surgimento de novos estruturas e que gradativamente, teve a definição de vida da forma em que ela está presente hoje no nosso planeta? A gente não sabe. É interessante essa conceituação, porque inclusive ela nos norteia para a busca da vida em outros planetas.
  • SISTEMA DE TUDO OU NADA: O que você chama de tudo ou nada? O sistema ou é autopoiético ou autossuficiente. Tem essas características ou não? Não há como o sistema ser mais ou menos autopoiético. Então de acordo com Maturana e Varela, todos os sistemas são autopoiéticos e assim, são sistemas vivos ou não são sistemas autopoiéticos.
  • SISTEMA EMERGENTE EM RELAÇÃO AOS COMPONENTES FÍSICOS: Então, os componentes físicos estão numa instância, e o sistema autopoiético cria novas propriedades emergentes as propriedades físicas iniciais de seus componentes. Eu sei que é bastante teórico isso, o que você poderia fazer para entender melhor a diferença disso para aquelas características que normalmente, descrevemos a respeito dos seres vivos? É como se a descrição que a gente fala, que o ser vivo está baseado no DNA, no RNA, na informação, estivesse contraposta com a descrição de ser vivo. Mas vamos pensar nos processos importantes, nas funções importantes para conseguirmos definir como vivo. É como se esses processos seriam um hardware e que as estruturas seriam um software. Então hardware é mais importante que o software? É lógico que não. É importante entender também, que o DNA, o RNA, a estrutura também é importante. Mas mais do que a estrutura, a tendência hoje no Enem, da Base Nacional Comum, é cobrar cada vez mais o processo, e não a estrutura. Não importa o nome daquilo que está ali, mais importante é que você entenda que a vida tem processos únicos, e que emergem em um meio físico, químico, que tem leis, mas que cria novas propriedades emergentes a esse nível físico-químico, a quem descreva a vida como um fenômeno negentrópico*, que nega a entropia*, que você aprende por exemplo, na física que a segunda Lei da Termodinâmica, que diz que a cada transformação sempre há uma dissipação. Dissipação energética e que a tendência gradativa, é o aumento da entropia. O que é um ser vivo? É um ser vivo que traz a ordem e o mundo de caos. O ser vivo que traz a ordem em um mundo de desordem. Agora, para manter a célula, para manter uma árvore, para manter um mamífero, temos que ter ordem em um mundo de desordem. E para que isso aconteça, é necessário que temos um impute* de matéria, um impute de energia para que essa vida se autossustente. Então observe que há uma discussão interessante para que possamos entender como essa vida emerge e como ela pode imergir em outros planetas também. Agora, quais são esses importantes mesmo? Vamos descobrir na parte II desta aula. Aguardem. 
1. Inerente: que existe como um constitutivo ou uma característica essencial de alguém ou algo./que só existem em relação a um sujeito, a uma maneira de ser intrínseca a este. 
2. Abiogênese: hipótese (não aceita mais cientificamente) segundo a qual os seres vivos poderiam originar-se contínua e espontaneamente de matéria não viva; geração espontânea, heterogênese, heterogenia.
3. Exobiologia: ciência que estuda como ambientes extraterrestres podem afetar organismos vivos e tb. as possibilidades da existência de vida extraterrena; astrobiologia.
*Negentrópico: mede a organização das partículas do sistema. Um elemento negentrópico é aquela que contribui para o equilíbrio e para o desenvolvimento organizacional.
*Entropia: medida do grau de desorganização do sistema./ sistema termodinâmico bem definido e reversível, função de estado cuja infinitesimal é igual à razão entre o calor infinitesimal trocado com o meio externo e a temperatura absoluta do sistema. num sistema física, a medida da energia não disponível para a realização de trabalho.

Aula do curso Extensivo do Enem 2018 no Descomplica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog