SOCIEDADE


"MINISTÉRIO DA SAÚDE RECOMENDA AUMENTO DA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA"
"Segundo a pasta, apenas 19,3% do público-alvo previsto do Sudeste foi vacinado"


"RIO - O Ministério da Saúde recomendou, nesta quinta-feira, o aumento da vacinação contra a febre amarela. Segundo dados preliminares dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo divulgados pela pasta, 3,95 milhões de pessoas foram vacinadas até esta quinta-feira, sendo 3,6 milhões com doses fracionadas e 356,8 mil com doses padrão. O número corresponde a apenas 19,3% do público-alvo previsto no Sudeste e a recomendação é que os estados continuem vacinando até atingir a alta cobertura.
A previsão é que sejam vacinadas 20,5 milhões de pessoas no Sudeste, sendo 10,3 milhões em 54 municípios de São Paulo e 10 milhões em 15 municípios do Rio de Janeiro. Devido à baixa procura da população para a vacinação da febre amarela, o estado do Rio prorrogou a campanha.
No Rio, 1,22 milhão de pessoas foram vacinadas (12%), sendo 963,5 mil com a dose fracionada e 257 mil com a dose padrão. Em São Paulo, a previsão para o término da campanha é neste sábado, quando acontece o Dia D de Mobilização. O estado vai avaliar a necessidade de prorrogação da campanha após esta data. No total, 2,7 milhões de paulistas foram vacinados, o que representa 26% do público-alvo, sendo 2,6 milhões de pessoas com a dose fracionada e 99,8 mil com a dose padrão.
'A vacina é a medida mais eficaz para combater a doença e evitar casos e mortes. Por isso é necessário que toda a população que vive nos municípios onde a campanha está ocorrendo procure se vacinar. O vírus da febre amarela tem acometido pessoas que vivem em regiões próximas a matas e que nunca se vacinaram contra a febre amarela, ou seja, suscetíveis para a doença', alertou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
De 1º de julho de 2017 a 15 de fevereiro deste ano foram confirmados 407 casos de febre amarela no país, sendo 183 em São Paulo, 157 em Minas Gerais, 68 no Rio de Janeiro e 1 caso no Distrito Federal. Também foram registrados 118 óbitos em todo o país, 44 em Minas Gerais, 46 em São Paulo, 27 no Rio de Janeiro e uma morte no Distrito Federal. No mesmo período do ano passado, 532 casos e 166 óbitos foram confirmados. Os dados são preliminares e um novo boletim será divulgado nesta sexta-feira."

Notícia retirada do site O GLOBO, 16 de fevereiro de 2018 (Acesso: 16/02/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog