CONHECIMENTO CEREBRAL
CONTEÚDO DESCOMPLICA

Chegamos em mais um ano de preparação para o Vestibular e Enem, e com ele, todas aquelas dúvidas de o que estudar e como estudar, não é mesmo? Pois fique tranquilo. Além de todo conteúdo voltado a esse assunto, como matérias, atualidades, dicas de redação e conteúdo de disciplinas como História, Geografia, Biologia, Português, entre outras, o Conhecimento Cerebral traz a partir de agora, mais uma série para te ajudar a treinar seus conhecimentos e adquirir novos também. Estamos falando do CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO DESCOMPLICA, uma nova série do blog com conteúdos novos, atualizados e fáceis de você entender e aprender. Então agora, é só você ler e estudar,  e claro, sonhar com aquela vaga tão sonhada na faculdade de sua preferência com o curso que você deseja. Bom estudo!



REDAÇÃO
DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA

A DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA
  • DISSERTAR E ARGUMENTAR
Argumentar: Termo derivado do latim "argumentum", a argumentação consiste no ato de convencer, comprovar uma proposição ao interlocutor, no intuito de corroborar com aquilo que foi proferido. Demonstrar a sua opinião sobre um determinado tema a fim de validar as ideias a outra pessoa pode ser um tipo de argumento.

Dissertar: Trata-se de expor e discutir ideias, tem o foco na informação; é fazer juízo sobre um determinado assunto e se posicionar diante dele, e para isso é preciso apresentar argumentos com criticidade e usando da persuasão e do convencimento.
  • O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se baseia na defesa de uma perspectiva ou um determinado ponto de vista acerca de um tema. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos e quem escreve procura convencer o leitor - ou pelo menos tentar -, mediante apresentação de razões por meio da evidência de provas e contando com o raciocínio coerente e consistente. Em outras palavras, ao mesmo tempo em que o autor disserta sobre um determinado tema, tecendo comentários, também tenta convencer e capitar o leitor com argumentos.

Para entender melhor o caráter persuasivo do texto, vejamos um exemplo. Em janeiro de 2018, a apresentadora Oprah Winfrey recebeu o Prêmio Cecil B. DeMille, concedido a figuras notáveis da indústria audiovisual americana, durante o Globo de Ouro. Um dos momentos mais marcantes da entrega do prêmio foi quando Oprah fez o seu discurso de agradecimento. Leia um trecho abaixo:

"Em 1982, Sidney recebeu o prêmio Cecil B. DeMille aqui no Globo de Ouro, e eu sei que, neste momento, há algumas garotinhas assistindo eu me tornar a primeira mulher a receber esse prêmio. É uma honra, é uma honra e um privilégio compartilhar a noite com todas elas e também com os incríveis homens e mulheres que me inspiram, que me desafiaram, que me apoiaram e fizeram minha jornada até esse ponto possível.
[...]


Então, eu quero hoje expressar gratidão a todas as mulheres que sofreram anos de abuso e agressão porque elas, como minha mãe, tiveram filhos para se alimentar e contar a pagar e sonhos pra perseguir. São as mulheres cujos nomes nunca conhecemos. São trabalhadoras domésticas e trabalhadoras agrícolas. Elas estão trabalhando em fábricas, em restaurantes, estão nas universidades, engenharia, medicina e ciência. Elas fazem parte do mundo da tecnologia, da política e dos negócios. Elas são nossos atletas nas Olimpíadas e elas são nossos soldados nas Forças Armadas. [...] Por muito tempo, não ouviam as mulheres, ou não acreditavam nelas quando ousavam falar a verdade sob o poder dos homens. Mas esse tempo acabou. Esse tempo acabou. Esse tempo acabou.
[...]
Então eu quero que todas as garotas assistindo aqui, agora, saibam que um novo dia está no horizonte! E quando esse novo dia finalmente amanhecer, será por causa de muitas mulheres magníficas, muitas das quais estão aqui neste auditório, esta noite e alguns homens fenomenais, lutando para garantir que se tornem os líderes que nos levam ao tempo em que nunca mais terá de dizer "Eu também"."
Fonte: https://oglobo.globo.com/cultura/filmes/oprah-winfrey-faz-discurso-inspirado-contra-assédio-racismo-no-globo-de-ouro-2018-22264789

Ao interpretar o texto, é possível notar que um dos argumentos utilizados por Oprah é a necessidade de as mulheres se sentirem representadas e quebrarem barreiras a fim de obterem a igualdade de gênero, combater a violência contra a mulher, o racismo, e exercerem a sua cidadania. A apresentadora cita vários exemplos ao longo de seu discurso para defender o seu ponto de vista.
  • CARACTERÍSTICAS DA DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA
a) Tese: A tese é a ideia que você pretende defender durante o seu texto. Ela deve estar relacionada ao tema da proposta a ser apoiada por argumentos ao longo da sua redação.

a) Objetividade e impessoalidade: Nesse gênero textual, é essencial que as opiniões sejam mostradas de forma objetiva, ou seja, evitando trazer informações muito subjetivas, baseadas em convicções individuais e argumentos pouco racionais, e buscando uma impessoalidade. No ENEM e em outros vestibulares, o uso da 1ª pessoa geralmente não é recomendado, a não ser que a banca instrua o candidato a essa opção. Desse modo, trabalhar na 3ª pessoa pode distanciar melhor o autor das opiniões apresentadas e, assim, deixá-las mais próximas de verdades absolutas.

b) Estrutura específica: Em geral, para se obter maior clareza na exposição do ponto de vista, a estrutura do texto é organizada em três partes:
- Introdução: apresenta-se o tema e o ponto de vista (tese) que será defendido;
- Desenvolvimento: desenvolve-se o ponto de vista (para convencer o leitor, é preciso usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados etc);
- Conclusão: dá-se um fecho coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados. No caso da redação do ENEM, há a apresentação das propostas de intervenções sociais.

c) Coerência e coesão: Na construção de qualquer texto, a produção de sentido, tanto de maneira abstrata quanto formal (com palavras) é essencial. Desse forma, a coerência, responsáveis por essas relações no campo das ideias, e a coesão, que usa palavras nessa construção, precisam ser trabalhadas de maneira bem rica e dissertativa. 

d) Estratégias argumentativas: São os elementos que contribuirão para o aprofundamento e validação de seus argumentos. São inúmeras as estratégias, dentre elas temos: exemplos, alusões (históricas, literárias, geográficas, filosóficas, entre outras), citações, dados estatísticos, argumentos de autoridade, o uso de métodos de raciocínio (dedução, indução ou dialética) e/ou relação de causa-consequência. 

CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO DESCOMPLICA foi retirado do material do curso DESCOMPLICA EXTENSIVO ENEM (Professor: Eduardo Valladares/ Rafael Cunha Monitora: Maria Carolina Coelho), pág. 2 e 3. Todos os direitos autorais reservados exclusivamente ao DESCOMPLICA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog