MUNDO ANIMAL


"ONÇA-PINTADA É REGISTRADA PELA PRIMEIRA VEZ EM 57 ANOS NO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA"
"O animal, que está ameaçado de extinção, foi gravado por uma armadilha fotográfica colocada na floresta"


"Desde a criação do Parque Nacional de Brasília, em 1961, não existiam registros visuais que comprovem a existência de onças-pintadas dentro do local. Há muitas imagens que mostram o animal na Floresta Amazônica, por exemplo, mas, fora dela, a espécie parece estar escassa.
Em outubro de 2017, entretanto, uma equipe de seis biólogos da instituição 'Brasília é o Bicho' capturou com uma câmera de vídeo a primeira imagem do felino dentro das dependências do parque, provando que a onça-pintada continua viva na região mesmo que quase ameaçada de extinção.
O vídeo, publicado na página do Facebook da instituição, mostra uma onça-pintada macho caminhando por uma das trilhas da reserva. A gravação foi feita a partir de uma das seis armadilhas fotográficas dispostas pelo grupo dentro do perímetro do parque. A instalação das câmeras faz parte de um projeto que teve início em 2015 e terminou em 2017, e que buscava justamente registrar mamíferos de médio e grande porte no lugar.
'Esse tipo de informação é muito importante, não só para nós do meio acadêmico, mas também para o público em geral, porque é um meio de educação ambiental', explica Pedro Guilherme Rodrigues, um dos biólogos participantes do projeto. 'Dessa forma, as pessoas sabem o quão importante é preservar o habitat desses animais, já que só assim eles continuam vivos'."

"PEGADAS E FEZES"

"Segundo Rodrigues, existiam provas indiretas da presença da onça no parque, como pegadas e fezes, mas nenhuma imagem ainda havia sido feita. 'Foi uma vitória muito grande para nós, já que estávamos trabalhando nisso há 4 anos'.
Leonardo Mohr, analista ambiental e agente de fiscalização do Parque Nacional, afirma que medidas como essa vêm para comprovar a necessidade da criação e manutenção de espaços que preservem a biodiversidade natural. 'É preciso existir um mosaico de unidades e corredores para garantir uma população extensa desses animais e plantas. Aqui temos uma fiscalização 24 horas por dia, porque mesmo sendo um parque nacional, ainda existem pessoas que vem aqui e tentam caçar'."


Notícia retirada do site NATIONAL GEOGRAPHIC, 23 de abril de 2018 (Acesso: 24/04/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog