MUNDO ESTRANHO:
PERGUNTAS & RESPOSTAS

A partir de agora, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, a série de matérias que despertará ainda mais sua curiosidade, resultando em mais conhecimento para você, chamada de MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS. Para quem não sabe, essa revista traz mensalmente em suas publicações impressas, perguntas, que podem ser sugestão de seus leitores ou escolha dos editores, e a resposta para tal, de um jeito de dinâmico e explicativo. Por isso, resolvemos transformá-la em mais uma série de matérias para o blog. Preparado? Então, embarque você também neste mundo do conhecimento.


QUEM FOI SÃO SILVESTRE?




Pergunta: Robson Vilanova Ilha, São Sepé, RS
Reportagem: Gabriela Monteiro
Ilustra: Kiko Garcia

Foi um papa que governou a Igreja Católica Apostólica Romana entre 314 e 355. Durante o pontificado de Silvestre 1º, o imperador romano Constantino seria a religião oficial do império, deixando para trás de uma vez por todas as perseguições contra os fiéis dos séculos anteriores. Essa aproximação de Constantino com a fé cristã foi tão importante na história da Igreja Católica que no século 6 criou-se a lenda da "Doação de Constantino", segundo o qual o papa Silvestre teria convertido o imperador romano, curando-o de lepra com água batismal. Mas o motivo por trás do nome da tradicional corrida de rua de São Paulo é muito mais simples: sua primeira edição foi em 31 de dezembro de 1925, aniversário de falecimento e de canonização do santo. E, consequentemente, Dia de São Silvestre no calendário católico.

FONTE: Site Saosilvestre e livro Encyclopedia of the Middle Ages



MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS foi retirado da revista MUNDO ESTRANHO - Edição 189. Dezembro de 2016. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista MUNDO ESTRANHO e à Editora Abril

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog