ANALISANDO PROPOSTAS DE REDAÇÃO:
GUIA DO ESTUDANTE
ENEM VESTIBULARES

As dicas de redação é um dos assuntos mais procurados no blog Conhecimento Cerebral, por isso, pensando em uma maneira ainda melhor de ajudar ainda mais você, que tem uma atenção especial e necessita de um material de apoio de qualidade para ajudá-lo a praticar a escrita de redações do Enem Vestibulares, apresentamos a partir de agora uma nova série de matérias: Analisando Propostas de Redação: Guia do Estudante - Enem & Vestibulares, que irá trazer os temas que mais caem nas provas (inclusive os de atualidades), e analisar as propostas e os exemplos de redações apresentados. O nosso principal objetivo é ajudá-lo e se tiver sugestões de temas ou quiser sua redação corrigida, você pode enviá-la através do email: conhecimentocerebral@gmail.com. Boa leitura e bons estudos!

NOVA PROPOSTA DE REDAÇÃO: "DESAFIOS DA INCLUSÃO DE AUTISTAS NO BRASIL"
Guia do Estudante vai distribuir 10 correções gratuitas por proposta em parceria com a Imagine




A proposta da redação desta semana já está no ar! Envie seu texto até o dia 19 de maio e poderemos publicá-lo aqui no blog

Para participar, é preciso criar um perfil de usuário na plataforma Imagine, selecionar a proposta e seguir as instruções para o envio da redação diretamente pelo site. Os primeiros a se cadastrarem por meio desse link terão direito a uma correção, sempre feita por dois ou mais professores, seguindo os mesmos critérios do Enem. O Guia do Estudante vai distribuir 10 correções gratuitas por proposta.

ATENÇÃO: Para que sua redação seja publicada no blog, é preciso desenvolver a proposta correspondente à semana de curso! Ou seja, para os textos enviados até o dia 19 de maio, a proposta deve ser a que está descrita abaixo.

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Os desafios da inclusão de pessoas com autismo no Brasil", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

O dia 2 de abril foi instituído pela ONU em 2008 como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O autismo é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também também no comportamento do indivíduo. [...]

Apesar de o autismo ter um número relativamente grande de incidência, foi apenas em 1993 que a síndrome foi adicionada à Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde. A demora na inclusão do autismo neste ranking é reflexo do pouco que se sabe sobre a questão. Ainda nos dias de hoje, o diagnóstico é impreciso, e nem mesmo um exame genético é capaz de afirmar com precisão a incidência da síndrome.

Disponível em: http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=um-retrato-do-autismo-no-brasil. Acesso em 27 de abril de 2018.

TEXTO II


LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012

Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o 3o do art. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Art. 20 São diretrizes da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista:

I - a intersetorialidade no desenvolvimento das ações e das políticas e no atendimento à pessoa com transtorno do espectro autista;

II - a participação da comunidade na formulação de políticas voltadas para as pessoas com transtorno do espectro autista e no controle social da sua implantação, acompanhamento e avaliação;

III - a atenção integral às necessidades de saúde da pessoa com transtorno do espectro autista, objetivando o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional e o acesso a medicamentos e nutrientes.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em 27 de abril de 2018.

TEXTO III


Disponível em: https://www.facebook.com/AutismoOQueAconteceNoMundoDaLua/. Acesso em 27 de abril de 2018.

TEXTO IV

"É urgente que se criem mecanismos de estímulo às autoridades no sentido de implementarem políticas de saúde pública para o tratamento e o diagnóstico do autismo e, também, de apoio às pesquisas na área", alega o ex-senador Flávio Arns (PR).

A intenção, segundo Arns, é realizar debates e campanhas de alerta, para conscientizar a população sobre o autismo e, com isso, evitar a discriminação das pessoas com o transtorno e permitir a participação delas na vida em sociedade e o exercício da cidadania.


ANALISANDO PROPOSTAS DE REDAÇÃO: GUIA DO ESTUDANTE - ENEM & VESTIBULARES foi retirado do site GUIA DO ESTUDANTE, 13 de maio de 2018 (Acesso: 17/05/2018)

DICA CONHECIMENTO CEREBRAL:

Você pode conhecer e saber mais sobre o AUTISMO, com as várias matérias e conteúdos disponíveis no blog Conhecimento Cerebral (clique sobre o nome autismo sublinhado e será direcionado para a seleção de conteúdo sobre o assunto). Boa redação:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog