GUERRA NUCLEAR


"TRUMP ALEGA 'HOSTILIDADE' DE KIM E CANCELA CÚPULA COM A COREIA DO NORTE"
"Retrocesso. Presidente americano deixa porta aberta para diálogo, mas alerta que capacidade nuclear dos EUA é maior que a norte-coreana; clima ficou tenso após Casa Branca criar 'modelo líbio' e Pyongyang rejeitar abandono unilateral de artesanal atômico"


Por: Claudia Trevisan
        CORRESPONDENTE/WASHINGTON

"A cúpula entre Donald Trump e Kim Jong-un naufragou ontem, com a decisão do presidente americano de cancelar o que seria o primeiro encontro entre líderes dos dois países. Em carta ao ditador da Coreia do Norte, o presidente dos EUA mencionou 'a tremenda raiva e hostilidade', de manifestações recentes de Pyongyang como justificativa da retração.
Horas antes de a Casa Branca divulgar o texto enviado a Kim, o regime norte-coreano retomou sua retórica incendiária e declarou que poderia fazer os EUA experimentarem uma 'tragédia aterradora' e sem precedentes. 'Se os EUA vão se encontrar conosco em uma sala de reuniões ou em uma confrontação nuclear é totalmente dependente da decisão e do comportamento dos EUA', declarou a vice-chanceler da Coreia do Norte, Choe Son-hui.
Na mesma nota, ela classificou o vice-presidente americano, Mike Pence, de 'idiota político', 'estúpido' e 'ignorante', por ter declarado à Fox News que Kim poderia terminar como o líbio Muammar Kadafi, caso não fechasse um acordo sobre seu programa nuclear. Kadafi abriu mão de sua ambição nuclear em 2003. Oito anos depois, foi assassinado em uma rebelião que teve apoio de forças americanas. Mas Trump deixou a porta aberta para conversações com Pyongyang: 'Se você mudar sua opinião em relação a essa cúpula de suma importância, por favor, não hesite em me telefonar ou escrever'.
A Coreia do Norte afirmou ontem que ainda estava disposta a dialogar com os EUA. 'O repentino anúncio do cancelamento foi inesperado para nós e só podemos considerá-lo extremamente lamentável', declarou Kim Kye-gwan, primeiro-vice-chanceler da Coreia do Norte, em comunicado publicado pela agência oficial KCNA.
Na carta, ele adotou um tom respeitoso e se dirigiu a Kim como 'Sua Excelência'. Ao mesmo tempo, faz uma ameaça velada: 'Você fala sobre sua capacidade nuclear, mas a nossa é tão massiva e poderosa que rezo para Deus que nós nunca tenhamos de utilizá-la'."


"Em evento na Casa Branca, Trump voltou a mesclar acenos com intimidação. 'Se e quando Kim Jong-un resolver se engajar em um diálogo e ações construtivas, estarei esperando'. Integrantes do governo também temiam que a cúpula fosse um fracasso ou que Kim não aparecesse em Cingapura no dia 12, deixando Trump em uma posição constrangedora. O secretário de Estado, Mike Pompeo, revelou que interlocutores de Pyongyang deixaram de responder nos últimos dias às autoridades dos EUA responsáveis pela preparação da cúpula.
As conversas começaram a azedar na semana passada, quando a Coreia do Norte declarou que não aceitaria o 'abandono unilateral' de seu programa nuclear, em reação à defesa do 'modelo líbio' pelo chefe do Conselho de Segurança Nacional, John Bolton.
Para ele, Pyongyang deveria abandonar o seu arsenal de uma vez e só então receber as contrapartidas dos EUA, como fez Kadafi. 'A cúpula Trump-Kim estava condenada ao fracasso desde o início', afirmou Jamie Council. 'A Coreia do Norte nunca teve intenção de abrir mão de suas armas nucleares nem indicou de maneira significativa que faria isso'."


A notícia acima foi retirada do jornal O ESTADO DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - Ano 139 - nº 45510, pág. A10. Internacional. 25 de maio de 2018, sexta-feira (Acesso: 25/05/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog