MUNDO


"AVIÃO CAI EM CUBA COM 113 PESSOAS A BORDO; HÁ TRÊS SOBREVIVENTES"
"Boeing 737 caiu nas imediações do Aeroporto José Martí logo após a decolagem. Sobreviventes estão em estado crítico"


Por: Rigoberto Diaz
        AFP

"Um avião da companhia aérea Cubana de Aviación, com 113 pessoas a bordo, caiu nesta sexta-feira 18 após decolar em Havana e deixou um 'alto número de vítimas', segundo as autoridades cubanas.
'Segundo o pessoal da Cubana, (a aeronave) tinha 104 passageiros e nove membros da tripulação. As notícias não são nada boas, parece que há um alto número de vítimas', disse à AFP o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, após chegar ao local do acidente.
As brigadas de ajuda conseguiram resgatar até agora três sobreviventes em 'estado crítico', de acordo com as fontes oficiais. Com tripulação estrangeira, a aeronave se dirigia de Havana a Holguín (leste) e decolou da capital cubana às 12h08 locais (13h08 de Brasília).
Localizado a 100 metros do local da queda, jornalistas da AFP comprovaram que o avião está destruído e em chamas em um setor perto do aeroporto, próximo à uma plantação. Uma grossa coluna de fumaça era vista perto do aeroporto. 
'Um avião [virou] um monte de ferro e outros materiais carbonizados. Caiu sobre uma plantação de batata-doce, a 200 metros das primeiras edificações. Caminhões-tanque apagaram o fogo. Cerca de 20 ambulâncias foram para o local', explicou um repórter da AFP.
De acordo com informações prévias da televisão estatal cubana, 'a aeronave caiu entre Boyeros e Santiago de Las Vegas (dentro da cidade)."

"JÁ HOSPITALIZADOS"

José Luis, de 49 anos, mora no entorno do aeroporto e do supermercado onde trabalha, a 300 metros do local do acidente, é possível ver as aeronaves que decolam do José Martí. 'Eu estava vendendo pão e cerveja no mercado. De repente, vi que (o avião) saiu, deu voltas e caiu lá embaixo. Todos nos espantamos', relatou.
Imagens da TV cubana mostraram brigadas de incêndio trabalhando no local do acidente e retirando em uma maca o que parecia ser um sobrevivente.
A diretora do Transporte Aéreo, Mercedes Vázquez, detalhou que a empresa que alugou o avião da Cubana denomina-se Damojh - de procedência mexicana -, segundo o portal oficial Cubadebate.
A área está isolada pela polícia. Policiais uniformizados e à paisana impedem o acesso.
O último acidente aéreo na ilha havia ocorrido em 29 de abril de 2017, quando um avião de transporte das Forças Armadas caiu com oito militares a bordo. O AN-26, de fabricação russa, bateu em uma montanha baixa, 90 km a oeste de Havana.
Um avião da companhia aérea cubana Aerocaribbean caiu em 4 de novembro de 2010, com 68 pessoas a bordo, sendo 28 estrangeiros, quando fazia a rota entre Santiago e Cuba (leste) de Havana. Não houve sobreviventes."

Notícia retirada do site CARTA CAPITAL, 18 de maio de 2018 (Acesso: 19/05/2018)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog