ASTRONOMIA


"SONDA DA NASA CAPTURA IMAGENS DE TEMPESTADE DE AREIA EM MARTE"
"Durante o mês de junho, Marte está sendo palco de forte tempestade de areia que está espalhando poeira por todo o planeta"


"Graças aos avanços da ciência, acompanhar o que acontece em nossa vizinhança espacial já é uma tarefa possível e provável.
Exemplo disso é que sabemos que durante as duas últimas semanas, Marte está sendo palco de forte tempestade de areia que está espalhando poeira por todo o planeta. Mais do que ter a noção disso, temos registros fotográficos desse fenômeno capturados pela sonda espacial Curiosity, da Nasa.
A Curiosity é um veículo construído pela agência espacial norte-americana equipado de câmeras e outras ferramentas capazes de estudar a superfície de Marte como parte da missão Mars Science Laboratory. A sonda foi lançada ao espaço em 2011 e está desde agosto de 2012 no Planeta Vermelho.
Assim como Curiosity, a superfície marciana está equipada por outras sondas, por exemplo, a Opportunity, que está no planeta desde agosto de 2004.
Por questões estratégicas, Curiosity e Opportunity estão dispostas em locais diferentes de Marte. Ainda assim, ambas as sondas estão vivenciando os resultados da tempestade de areia que está se alastrando pelo planeta vermelho.
Diante a casualidade, a Opportuny teve que suspender suas atividades de pesquisa. Já a Curiosity, menos atingida pela catástrofe, conseguiu registrar imagens do momento atual em Marte."


"FENÔMENOS COMUNS"

"As tempestades marcianas são eventos comuns no planeta, especialmente quando é a verão e primavera no hemisfério sul, ou seja, quando Marte está mais próximo do Sol.
À medida que a atmosfera do planeta aquece, a diferença de temperatura na superfície gera a produção de ventos que mobilizam partículas de grãos do solo. Somando a isso, o dióxido de carbono congelado nas calotas polares durante o inverno evapora, espessando a atmosfera e aumentando a pressão da superfície. Isso aumenta ainda mais a suspensão de partículas de areia no ar.
Apesar de serem comuns, as tempestades de poeira de Marte geralmente acontecem em regiões contidas. No entanto, a tempestade atual não está seguindo o mesmo padrão. Para se ter uma noção, se ela estivesse ocorrendo aqui na Terra, ela estaria cobrindo uma área que vai da América do Norte à Rússia."


Que eles são eventos frequentes no planeta os cientistas já sabem. Porém, o que eles não entendem é porque duram meses e aumentam de tamanho, enquanto outras permanecem em pequena escala e duram apenas uma semana.
'Nós não temos nenhuma boa resposta [para isso]', afirmou o cientista atmosférico Scott D. Guzewich do laboratório Goddard Space Flight Center, da NASA, em release da companhia à imprensa.
A última tempestade que também teve magnitude global em Marte foi em 2007, cinco anos antes de Curiosity pousar no planeta.
Segundo Guzewich, a sonda Curiosity e outras naves espaciais que estão na órbita de Marte devem permitir que essa dúvida seja respondida no futuro."

Notícia retirada do site GALILEU, 21 de junho de 2018 (Acesso: 21/06/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog