INTERNACIONAL


"VULCÃO DE FOGO, NA GUATEMALA, TEM NOVA ERUPÇÃO; NÚMERO DE MORTOS CHEGA A 73"
"Apesar de menor, explosão forçou esvaziamento de vilarejos próximos e interrompeu buscas"


"CIDADE DE GUATEMALA O Vulcão de Fogo, cuja erupção do último domingo (3) deixou 73 mortos, teve um aumento da atividade e uma nova explosão nesta terça-feira (5), forçando o esvaziamento de vilarejos próximos.
Segundo a Coordenação para a Redução de Desastres, há o temor de que novos fluxos piroclásticos, em que se mistura lama, água, paus e pedras em meio a gases vulcânicos com temperaturas superiores a 700 ºC, voltem a descer e atingir áreas próximas.
Foram avalanches desse tipo que destruíram El Rodeo e San Miguel Los Lotes, onde estava a maioria das vítimas e dos quais saíram os 2.600 desabrigados. A nova explosão também interrompeu a busca por desaparecidos.
Houve pânico também na cidade de Escuintla, a 20 km da montanha, quando moradores correram para seus carros para abandonar a região. Foi emitido um novo alerta de tráfego aéreo para o país devido às cinzas."


"A erupção de domingo foi a mais grave nos últimos 40 anos na Guatemala. O país tem outros dois vulcões ativos: o Santiaguito, no oeste, e o Pacaya, a 20 km da Cidade da Guatemala. O Vulcão de Fogo fica a 40 km da capital.
As equipes de resgate, reforçadas por militares, policiais e bombeiros, deverão continuar trabalhando na região nos próximos dias, apesar de as autoridades admitirem ser difícil encontrar sobreviventes a partir desta terça."


Notícia retirada do site FOLHA DE S. PAULO, 5 de junho de 2018 (Acesso: 05/06/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog