SAÚDE


"DESCOBERTA POSSÍVEL CAUSA DA SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS"
"A doença é a causa mais comum de infertilidade em mulheres - e a descoberta pode abrir caminhos para uma cura"


Por: Ingrid Luisa

"Infelizmente, é possível que você já tenha ouvido falar da síndrome do ovário policístico (SOP). Ela é a causa mais comum de infertilidade em mulheres na idade reprodutiva, atingindo de 7% a 20% delas. Mesmo tão comum, ainda não se sabia exatamente a causa da doença. Agora, no entanto, cientistas do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm) revelaram uma possível razão. E está ligada a um desequilíbrio dos hormônios antes mesmo do nascimento.
A comunidade médica já acreditava que a doença era hereditária (mulheres com SOP comumente são filhas de portadoras da síndrome), mas causas genéticas conclusivas nunca tinham sido encontradas. O problema é que as pesquisas até então começaram tarde demais: depois do parto. O estudo atual resolveu analisar a gestação das mães com SOP e aí fizeram uma descoberta interessante. Devido a síndrome, essas mulheres possuem níveis até 30% mais altos que o normal de um hormônio chamado anti-Mulleriano. E a exposição do feto a esse excesso é a chave para entender o problema.
Os cistos policísticos são causados por uma taxa anormalmente alta de testosterona no corpo de uma mulher. É até por isso que a SOP é acompanhada de incômodos como excesso de pelos no rosto, acnes, ganho de peso e menstruação irregular. Eis que o aumento do anti-Mulleriano contribui para a produção de testosterona. 
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores injetaram excesso de anti-Mullerano em camundongos prenhas. E o resultado nas filhotes fêmeas não poderia ser mais conclusivo: à medida que elas cresciam, apresentavam vários sintomas da SOP, incluindo ovulação pouco frequente, puberdade tardia, atraso na gravidez e menor número de filhotes. A exposição à altas doses do hormônio ainda no útero desencadeou o efeito.
A boa notícia é que os cientistas conseguiram curar as ratinhas doentes usando cetrorelix, um medicamento rotineiramente usado para controlar os hormônios femininos. A ideia é que isso aconteça antes do final deste ano. 'Pode ser uma estratégia atraente para restaurar a ovulação e, eventualmente, aumentar a taxa de gravidez nessas mulheres', diz Paolo Giacobini, um dos autores do estudo. Se tudo der certo, uma das maiores causas de infertilidade feminina está com os dias contados."

Matéria retirada do site SUPERINTERESSANTE, 4 de junho de 2018 (Acesso: 10/06/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog