AVIAÇÃO


"COMPANHIA AÉREA DE BAIXO CUSTO DA NORUEGA PEDE AUTORIZAÇÃO PARA OPERAR NO BRASIL"
"Norwegian é a terceira maior empresa da Europa neste mercado. 'Low cost' do grupo Avianca também está em negociação para operar no país"


Por: Danielle Nogueira

"RIO - A norueguesa Norwegian, terceira maior companhia aérea de baixo custo da Europa, deu entrada no pedido de autorização para operar no Brasil na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na manhã desta sexta-feira. É o primeiro pedido oficial de uma low cost estrangeira no país. Em março, a empresa já tinha comunicado o desejo de atuar no Brasil.
Ainda não foi definida a rota, mas espera-se que ela faça voos ligando cidades brasileiras à Europa, possivelmente Londres. A agência, agora, vai avaliar o pedido, o que leva em média 120 dias. A partir daí, ela poderá iniciar a venda de bilhetes. O pedido é para voos regulares, mas como a Norwegian já tem cadastro para voos não regulares, ela poderá adiantar as operações se entender que é comercialmente estratégico, segundo a Anac.
O preço da passagem de ida e volta da Norwegian entre Buenos Aires e Londres para agosto sai a partir de US$ 800 (ou cerca de R$ 3.000). Recentemente, a empresa criou uma subsidiária na Argentina, tendo em vista que o país vizinho já possui capital estrangeiro liderado no setor de aviação, o que ainda não aconteceu no Brasil. Na Latam, o voo para o mesmo trajeto é encontrado por R$ 7.000.
Além da Norwegian, a Avian Argentina (do grupo Avianca) também está em processo de autorização para operar no Brasil na Anac. A companhia igualmente possui cadastro para operar voos não regulares e pretende fazer a rota Buenos Aires - São Paulo a partir de setembro.
A Norwegian vem apostando em rotas de longo curso, um novo modelo de negócios para as áreas de baixo custo. Até pouco tempo atrás, as empresas low cost faziam rotas de curto ou médio alcance, em que os custos com o combustível e tripulação são menores, e nos quais se cobra praticamente por tudo o que não seja deslocamento em si, de reserva de assento e fone de ouvido."

"NEGOCIAÇÕES COM 'LOW COST' ARGENTINA"

"Nos últimos anos, a queda do preço do petróleo e o avanço tecnológico, que permitiu o desenvolvimento de gerações de aviões mais eficientes, com economia de 20% a 25% no consumo de combustível, possibilitaram a essas empresas se arriscar no terreno de voos de longo curso.
Segundo fontes que acompanham o setor, é possível que, a longo prazo, a Norwegian opere em aeroportos que não estejam entre os principais do país. A empresa já opera, além da Europa, na América do Norte e Central, África e Ásia.
No início de maio deste ano, a companhia aérea Joon, subsidiária da Air France, iniciou suas operações entre Fortaleza e Paris, com três frequências semanais. A empresa não se denomina como low cost, mas apresenta uma operação de custo mais baixo que as tradicionais. Uma passagem de ida e volta em agosto ligando as duas cidades sai por 684 euros  (cerca de R$2.900).
A Anac e sua equivalente argentina também vêm negociando a vinda de outras empresas de baixo custo para o Brasil, como a Flybondi."

Notícia retirada do site O GLOBO, 27 de julho de 2018 (Acesso: 27/07/2018)

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