CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!


"ARTRITE E ARTROSE"
"Costumam provocar muitas dores e até incapacitar os pacientes, em alguns casos. Além de buscar ajuda o mais rápido possível, é preciso rever mitos que atrapalham o tratamento"


REUMATISMO É UMA DOENÇA DE IDOSO
MITO Muitas doenças deixam de ser diagnosticadas cedo, quando há maior chance de tratamento, porque o reumatismo costuma ser associada a uma doença de idosos. A palavra reumatismo, aliás, é muito genérica e engloba diversas doenças reumatológicas: desde de artrite idiopática juvenil, que afeta crianças e jovens, passando de artrite reumatoide, presente em indivíduos com 30 a 45 anos, até a polimialgia reumática, que acomete os idosos, na maioria das vezes.

AUMENTA A CHANCE DE TER OSTEOPOROSE 
VERDADE É importante estar atento, pois, embora seja por mecanismos diferentes, a maioria das doenças reumáticas provoca uma perda de massa óssea, o que pode causar osteoporose a curto ou longo prazo.

MASSAGENS ALIVIAM O DESCONFORTO
MITO Aliás, deve-se tomar muito cuidado ao mexer em uma articulação dolorosa, principalmente se ainda não tiver diagnóstico definido: o que traz um alívio momentâneo pode piorar a inflamação local. Assim, o melhor é sempre consultar um médico para que se estabeleça o diagnóstico e tratamento. Se houver indicação, alongamentos específicos para cada articulação melhoram as dores.

AS DORES PIORAM COM O FRIO
VERDADE O frio pode elevar o fluxo sanguíneo na articulação acometida, aumentando a inflamação local e a dor, conforme comprovado por alguns estudos científicos. E ela acontece tanto pela inflamação local quanto pela estimulação direta de substâncias responsáveis por agirem diretamente nos receptores neurais de dor.

ESTALAR OS DEDOS FAZ MAL
PARCIALMENTE VERDADEIRO O dano exato que esse hábito causa não está totalmente esclarecido. Sabe-se, por meio de estudos com ressonância neural magnética, que isso provoca uma pressão negativa na articulação, o que gera certo deslocamento do líquido que protege a articulação, causando um verdadeiro "vácuo" intra-articular, além um maior influxo de líquido vindo da cartilagem durante o movimento. Assim, existe uma chance de lesão da cápsula articular a longo prazo, o que pode reduzir os movimentos.

O ORTOPEDISTA É QUEM DEVE TRATAR
MITO Doenças reumatológicas que não necessitam de tratamento cirúrgico devem ser acompanhadas pelo médico reumatologista, que, em alguns casos, solicita avaliação ou mesmo acompanhamento conjunto com o ortopedista, sempre que um tratamento cirúrgico for indicado.

ATIVIDADE FÍSICA PREJUDICA AS ARTICULAÇÕES
MITO Pelo contrário, se movimentar é sempre muito bem-vindo, desde que bem indicado pelo médico. Dependendo da articulação acometida, do estágio da doença e, principalmente, do tipo e da modalidade de atividade física, auxilia o tratamento.


A matéria acima foi retirada da revista VIVA SAÚDE - Edição 181, pág. 15. Julho de 2018. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista VIVA SAÚDE e à Editora Escala.


SUGESTÃO

Após ler a matéria, sugerimos que assista ao vídeo do programa Bem-Estar, da Rede Globo, no qual fala e explica sobre a artrite e artrose. As imagens são do YouTube, e o idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog