POLÍTICA INTERNACIONAL


"BREXIT: REINO UNIDO FORMALIZA PROPOSTA DE LIVRE COMÉRCIO À UNIÃO EUROPEIA"
"Documento propõe parcerias em áreas como segurança e ciência e permite solução para fronteira entre norte e sul da Irlanda"


"O Departamento para Saída do Reino Unido da União Europeia vai formalizar hoje a entrega das propostas britânicas ao bloco comum, em um sumário intitulado pelo governo da primeira-ministra Theresa May como 'Livro Branco'. O documento reforça a proposta de livre comércio de bens e propõe a criação de parcerias nas áreas de segurança, dados, ciência e inovação. Parte dele foi divulgada na sexta-feira passada e outra parte, liberada a partir de 0h01 (hora local em Londres, 20h01 em Brasília).
'O Livro Branco detalha nossa proposta em todas as áreas, estabelecendo uma visão abrangente para o relacionamento futuro', disse o secretário britânico para o Brexit, Dominic Raab, empossado na segunda-feira no cargo.
No centro da proposta que vai ser encaminhada à União Europeia, além da zona de livre comércio de bens, o Reino Unido defende a garantia de proteção de empregos e do padrão de vida dos britânicos.
Além disso, os compromissos acordados entre a União Europeia e o Reino Unido em relação a fronteira entre o norte e o sul da Irlanda, um dos pontos mais sensíveis das negociações do Brexit, estão mantidos.
Desta forma, o secretário do Brexit alega que, terminado o processo de divórcio da União Europeia no ano que vem, 'O Reino Unido terá flexibilidade necessária para estabelecer suas próprias tarifas para o comércio com o resto do mundo e liderará globalmente um esforço para abrir mercados de serviços em todo o mundo'.
Ontem, a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, disse que, uma vez em posse do Livro Branco, caberá aos demais 27 Estados-membros do bloco, sob a liderança do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do negociador-chefe do órgão para o Brexit, Michel Barnier, formar uma opinião sobre as negociações do Reino Unido e reagir a elas 'em uma reposta conjunta'."


"Em comunicado, Raab disse que, juntamente com essa parceria econômica 'sem precedentes' com a União Europeia, os britânicos querem construir 'uma parceria de segurança incomparável e uma parceria inigualável em questões transversais como dados, ciência e inovação'. Na avaliação de Raab, os termos do Livro Branco 'respeitam o plebiscito do Brexit' e dão ímpeto às negociações com a União Europeia."

Notícia retirada do site VEJA, 13 de julho de 2018 (Acesso: 13/07/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog