CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!


"DIET CÂNCER"
"Refrigerantes sem açúcar podem reduzir o perigo de certos cânceres. O que há de verdade nessa pesquisa?"


Por: Riad Younes

"Refrigerantes diet diminuem as chances de ter câncer no intestino'. Manchete bombástica que chamou a atenção dos especialistas. Primeiro, por ser veiculada por uma universidade americana de elevado prestígio. Segundo, pelo estudo ser realizado por um grupo muito respeitado na oncologia mundial, apoiado por completo pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH). Mas, como sempre em medicina, cuidado com a interpretação dos dados.
Vamos ao estudo, publicado há poucos dias na revista científica PLoS, seus resultados e suas conclusões. Um time de cientistas, liderados pelo Doutor C. Fuchs, da Universidade de Yale, nos EUA, analisou os dados de 1.018 pacientes tratados com intenção curativa de câncer de intestino. Avaliaram dados de suas dietas, com ênfase em informações sobre a ingestão de bebidas refrigeradas. Após análises estatísticas, observaram que os pacientes que tomaram o equivalente a uma ou mais latas de refrigerantes dietético por dia (independentemente da marca, do tipo e do adoçante empregado na bebida), quando comparados com pacientes que não bebiam esse tipo de refrigerante tiveram uma redução de 46% do risco de seu câncer reaparecer, ou de morrer do câncer de intestino."


"O líder do grupo, o doutor Fuchs, declarou que, 'apesar de a associação com a menor chance de recidiva e de morte por câncer por cólon nestes pacientes ser mais forte que o esperado, estes resultados se encaixam em tudo que conhecemos sobre os fatores de risco de desenvolvimento destes tumores, como obesidade, sedentarismo e dieta ligada ao diabetes, todos elevando a excesso de balanço energético. Neste estudo, concluímos que bebidas adoçadas artificialmente, ao mesmo tempo que não apresentaram piora da evolução dos doentes, na realidade foram uma escolha mais saudável'.
Os dados provocadores deste estudo são muito interessantes, mas têm de ser interpretados com cuidado.

1)Este estudo demonstrou uma associação entre o consumo de bebidas dietéticas, com adoçantes artificiais, e menor risco de câncer de intestino, mas não demonstrou uma causa-efeito. Em outras palavras, quando um estudo demonstra uma associação entre duas coisas, isso não significa que uma causou ou levou à outra.

2) As informações sobre o consumo de refrigerantes foram extraídas de questionários em que os pacientes tinham de lembrar de seu consumo diário nos últimos meses, e de cada tipo de bebida consumida. Esse tipo de informação apresenta potencial para falhas e limitações científicas óbvias;

3) O estudo não incluiu dados sobre os fatores de riscos já conhecidos na análise, como dieta, exercício, tabagismo e obesidade, entre outros.

Está na hora de correr para o supermercado e comprar refrigerantes dietéticos ou utilizar adoçantes artificiais para prevenção de câncer? Ainda não, aguardando mais estudos que confirmem ou não os resultados acima citados.
A doutora Renata D'Alpino, oncologista do Centro de Oncologia do Hospital Oswaldo Cruz, também comentou este estudo para Carta Capital: 'Os resultados devem ser interpretados com cautela em razão do risco de vieses. Possivelmente, pessoas que tomam refrigerante diet estão muito preocupadas em não ganhar peso ou em manter a boa forma do que indivíduos que tomam refrigerante comum. Pode ser que quem toma bebidas dietéticas pratique mais atividade física, fato que reduz o risco de o câncer voltar'.
Mesmo o doutor Fuchs, entusiasta do estudo, quando indagado, afirmou: 'Se eu acredito que adoçantes artificiais realmente têm efeito anticâncer? Não, não acredito. Mas recomendo mais estudos para esclarecer esse potencial efeito interessante'."*

Médico, diretor-geral do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e professor da Faculdade de Medicina da USP


A matéria acima foi retirada da revista CARTA CAPITAL. 15 de agosto de 2018. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista CARTA CAPITAL e à Editora Confiança.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog