MEIO AMBIENTE


"PLÁSTICOS EM DECOMPOSIÇÃO CONTRIBUEM COM O AQUECIMENTO GLOBAL"
"Novo estudo mostra que material libera metano e etileno na atmosfera, gases que provocam o efeito estufa"


"Os tipos mais comuns de plásticos liberam gases de efeito estufa no meio ambiente à medida que se decompõem, contribuindo com o aquecimento global. Segundo estudo publicado no PLOS One, quando o material muda fisicamente, ele também exibe mudanças químicas que colocam metano e etileno na atmosfera, o que pode prejudicar a saúde humana.
Os plásticos degradam-se naturalmente por causa de fatores ambientais como luz, calor, umidade e oxidação química. O polietileno usado em sacolas plásticas, por exemplo, foi o maior contribuinte para os gases de efeito estufa e também o tipo de plástico mais produzidos e descartados no mundo, conforme informou a pesquisa.
Plásticos de polietileno de baixa densidade utilizados para fabricar sacolas de alimentos congelados, filme retrátil e revestimentos para caixas de leite são encontrados no oceano com frequência, e o dano disso só pode aumentar com o tempo. Uma vez que a luz solar começa a decompor o plástico (no processo chamado fotodegradação), as emissões podem continuar mesmo quando o sol se põe. Quando esses plásticos estão quebrados ou rachados, a taxa de produção de gás pode acelerar ainda mais.
Os microplásticos, pequenas partículas de plástico, também podem acelerar a produção de gases de efeito estufa.
'O plástico representa uma fonte de gases relevantes ao clima que devem aumentar a medida que mais do material é produzido e acumulado no meio ambiente', disse em camunicado David Karl, autor do estudo. 'O plástico ainda não está sendo usado para a avaliação global dos ciclos de metano e etileno'."

"ORIGEM DO PROBLEMA"

"Como a pesquisa observou, os plásticos começaram a ser produzidos em massa há quase 70 anos.  Devido à sua durabilidade e ao uso prático, espera-se que as taxas de produção dobrem nos próximos 20 anos, o que pode contribuir para a continuidade de liberação de uma variedade de produtos químicos durante sua degradação.
Os gases do efeito estufa influenciam diretamente as mudanças climáticas, afetando o nível do mar, as temperaturas globais, a saúde ambiental e alterando os padrões de clima.
'Devido à longevidade e a grande quantidade de plástico que persiste no meio ambiente, questões relacionadas ao papel dele nos montantes globais de metano e etileno devem ser priorizadas e abordadas pela comunidade científica', conclui-se na pesquisa."

Matéria retirada do site GALILEU, 02 de agosto de 2018 (Acesso: 02/08/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog