MUNDO ANIMAL


"CHIFRES DE RINOCERONTE DE R$ 50 MILHÕES SÃO APRENDIDOS NA MALÁSIA"
"Uso na Medicina Tradicional Chinesa levou à ameaça de extinção de todas as espécies de rinoceronte"


"A polícia da Malásia fez no último dia 13 de agosto a maior apreensão de chifres de rinoceronte do país. Foram 50 chifres, que estavam acompanhados de carcaças de animais como tigres e ursos, em caixas de papelão que pesavam 116 quilos, com destino ao Vietnã. A carga foi avaliada em incríveis 50 milhões de ringgit malaios, pouco mais que R$ 50 milhões.
O valor surpreendente não é à toa. De ressaca ao câncer, basta um pouco de pó de chifre de rinoceronte para curar todos os males. Essa é a crença de muitos adeptos da Medicina Tradicional Chinesa por boa parte da Ásia, tendo sido usada há pelo menos 2.000 anos.
Embora a ciência nunca tenha encontrado nenhuma evidência desse benefício todo, sendo o chifre composto basicamente de queratina, como nossas unhas, ele é muito requisitado e a medida que desapareceram os rinocerontes do mundo, seu preço dispara.
Todas as espécies de rinoceronte estão sob ameaça de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), dessa forma, um chifre chega a custar um milhão de reais.
Para o bem dos animais, o comércio internacional de chifres de rinoceronte foi proibido em 1977 pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Flora e Fauna Silvestres (CITES). O comércio interno ainda ainda é permitido em alguns países, como a África do Sul. As autoridades não sabem direito de onde vem a carga, mas acreditam ser justamente do país africano, como a maioria dos casos.
A capital da Malásia, Kuala Lupur, é um centro dos voos baratos para toda a Ásia, o que faz com que seja bastante utilizada por contrabandistas. Mas, apesar dos precedentes, ninguém foi preso."

Notícia GALILEU, 21 de agosto de 2018 (Acesso: 22/08/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog