MUNDO ESTRANHO:
PERGUNTAS & RESPOSTAS

A partir de agora, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, a série de matérias que despertará ainda mais sua curiosidade, resultando em mais conhecimento para você, chamada de MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS. Para quem não sabe, essa revista traz mensalmente em suas publicações impressas, perguntas, que podem ser sugestão de seus leitores ou escolha dos editores, e a resposta para tal, de um jeito de dinâmico e explicativo. Por isso, resolvemos transformá-la em mais uma série de matérias para o blog. Preparado? Então, embarque você também neste mundo do conhecimento.


O QUE É PSICOPATIA?



Reportagem: Bruno Lazaretti
Ilustra: André Toma
Design: Fabi Caruso
Edição: Felipe van Deursen

É um transtorno em que existe um padrão de desprezo e violação dos direitos dos outros. O nome técnico é transtorno de personalidade antissocial (TPA), mas o termo "psicopatia" é usado há muito tempo. Em 1941, no livro A Máscara da Sanidade, o psiquiatra americano Hervey M. Cleckley popularizou o conceito que descrevia psicopatas como uma espécie de homicidas charmosos e calculistas. Mas os manuais de transtornos mentais sempre evitaram o termo devido à falta de consenso na comunidade médica sobre a precisão do transtorno descrito por Cleckley. Na prática, pessoas que sofrem do transtorno estão mais próximas de políticos corruptos, executivos frios e chefes carrascos do que assassinos à la Dexter ou Hannibal Lecter.



O QUE CAUSA TPA?
Família é tudo e mais um pouco nesse caso
VÍCIO NELES
Estatísticas demonstram que a maioria das pessoas que sofre de transtorno de personalidade antissocial tem pai ou irmão que abusa de drogas ou álcool
DOENÇA NELAS
Além disso, a mãe ou uma irmã tem transtorno de sintoma somático, em que a pessoa manifesta sintomas de doenças sem, necessariamente, tê-las de fato
HERANÇA
A influência do lar é tão grande que, se um casal em que um membro tenha TPA adotar um filho, as chances de a criança desenvolver o transtorno aumentam


JOGOS, TRAPAÇAS E CONSCIÊNCIA LIMPA
Para entrar no diagnóstico de TPA, é preciso ter mais de 18 anos e ter um comportamento consistente com três ou mais destes traços:


1 Dificuldades de se conformar com normas e regras. Isso fica evidente pela repetição de ações que dão cadeia

2 Hábito de enganar e mentir. Usa pseudônimos, aplica golpes em busca de lucro ou prazer

3 Impulsividade ou incapacidade de planejamento

4 Irritabilidade e agressividade. Brigas ou agressões frequentes

5 Falta de noção com a própria segurança e com a dos outros

6 Irresponsabilidade consistente. Incapaz de manter um comportamento estável no trabalho ou de honrar compromissos financeiros

7 Falta de remorso. Pode ferir, maltratar ou roubar outros e mostrar evidente indiferença ou racionalização


GAROTO-PROBLEMA
Adolescência conturbada é critério obrigatório de TPA

Para ser diagnosticado com o transtorno, é preciso ter mais de 18 anos. Mas, além disso, a pessoa deve apresentar, antes dos 15, aquilo que os especialistas chamam de desvio de conduta. Trata-se de uma série de comportamentos que violam os direitos dos outros ou regras sociais específicas da faixa etária da pessoa. As quatro categorias que abarcam os muitos critérios envolvidos dizem tudo: agressão a pessoas ou animais, destruição da propriedade, traição ou roubo e violação grave de regras.


FONTES: Livros Diagnostic and Statiscal Manual of Mental Disorders (DSM), edição 5, publicada pela Associação Psiquiátrica Americana, The Mask of Sanity, de Hervey M. Cleckley, e A Critical Analysis of the Historical and Conceptual Evolution of Psychopathy, de Andrew R. Stover.

*A revista MUNDO ESTRANHO encerrou suas publicações no mês passado, então, a partir agora, você poderá ler a série MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS do acervo do CONHECIMENTO CEREBRAL, das edições anteriores publicadas pela revista.


MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS foi retirado da revista MUNDO ESTRANHO. Junho de 2015. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista MUNDO ESTRANHO e à Editora Abril.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog