CÂNCER DE MAMA


"SEDENTARISMO ESTÁ LIGADO A 12% DAS MORTES POR CÂNCER DE MAMA, DIZ ESTUDO"
"Cerca de 2 mil mortes poderiam ter sido evitadas se as pacientes realizassem, pelo menos, uma caminhada de 30 minutos cinco vezes por semana"


Por: Agência Brasil

"Uma pesquisa publicada na revista Nature e que contou com a colaboração do Ministério da Saúde revela que uma em cada dez mortes em decorrência de câncer de mama no Brasil - cerca de 12% - poderiam ter sido evitadas com a prática de atividade física regular. De acordo com a pasta, os números mostram que, em 2015, 2.075 mortes poderiam ter sido evitadas se as pacientes realizassem pelo menos uma caminhada de 30 minutos ao dia cinco vezes por semana.
Segundo o ministério, um dos fatores que causam o câncer de mama é o excesso de estrogênio no organismo, que pode levar à formação de mutações e carcinogênese estimulando a produção de radicais. A pasta destacou que a atividade física, por sua vez, diminui o estradiol e aumenta a globulina de ligação a hormônios sexuais, provocando uma redução de circulantes inflamatórios e aumentando as substâncias anti-inflamatórias."


"DADOS ESTADUAIS"

"Os números mostram que os Estados brasileiros com melhores indicadores socioeconômico apresentaram as melhores taxas de óbitos de câncer de mama atribuível à inatividade física.
O Rio de Janeiro aparece em primeiro lugar, seguido por Rio Grande do Sul e São Paulo. Apesar de não aparecerem no topo da lista, Estados do Norte e Nordeste passam por uma transição de mortalidade, aumentando o número de óbitos por doenças crônicas e diminuindo as resultantes de outros tipos."

"ATIVIDADE FÍSICA"

"De acordo com o ministério, a pesquisa também chama atenção para o impacto de outros fatores de risco para o câncer de mama - 6,5% dos óbitos provocados pela doença são atribuídos ao uso de álcool, índice alto de massa corporal e dieta rica em açúcar. A pasta reforçou que a adoção de um estilo de vida saudável evitaria 39% das mortes por doenças crônicas, que respondem por 76% das causas de morte no Brasil.
'Se a saúde/doença da população brasileira continuar a tendência atual, com grande crescimento da doença crônica em adultos jovens, não haverá financiamento suficiente para o SUS, devido ao alto custo da doença crônica', avaliou a diretora do departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde, Fatima Marinho."

"SEDENTARISMO"

"Dados da última Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2017 apontam que 13,9% das mulheres das capitais brasileiras são sedentárias. O número é maior entre as que têm mais idade, mas também entre jovens de 18 a 24 anos (21%).
O estudo mostra ainda que 51,3% delas praticam atividade física de forma insuficiente - não alcançam o equivalente a pelo menos 150 minutos semanais de atividades de intensidade moderada ou pelo menos 75 minutos semanais de atividades de intensidade vigorosa."

Matéria retirada do site EXAME, 19 de outubro de 2018 (Acesso: 19/10/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog