MUNDO ESTRANHO:
PERGUNTAS & RESPOSTAS

A partir de agora, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, a série de matérias que despertará ainda mais sua curiosidade, resultando em mais conhecimento para você, chamada de MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS. Para quem não sabe, essa revista traz mensalmente em suas publicações impressas, perguntas, que podem ser sugestão de seus leitores ou escolha dos editores, e a resposta para tal, de um jeito de dinâmico e explicativo. Por isso, resolvemos transformá-la em mais uma série de matérias para o blog. Preparado? Então, embarque você também neste mundo do conhecimento.


POR QUE A PRESSÃO ARTERIAL CAI NO CALOR?




Pergunta: Ellen Samara, Presidente Epitácio, SP
Reportagem: Leandro Saioneti
Ilustra: Yasmin Ayumi

Principalmente por dois motivos: dilatação dos vasos sanguíneos e diminuição do volume do sangue no corpo. A pressão arterial nada mais é que a força exercida pelo sangue contra as paredes dos vasos (como artérias e veias), a fim de manter constante o seu fluxo na circulação. Em períodos muito quentes, os vasos costumam se dilatar para ajudar a equilibrar a temperatura corporal. Assim, a resistência que eles exercem sobre o sangue diminui, junto com a pressão. Fora isso, as pessoas tendem a perder mais água pela transpiração e pela urina. Se não houver reposição desse líquido, o volume de sangue no organismo diminui - afinal, 90% do plasma sanguíneo é formado por água. E, com menos sangue circulando, a força exercida contra os vasos cai, consequentemente diminuindo a pressão.



CONSULTORIA: Dra. Aurora Issa, cardiologista do Instituto Nacional de Cardiologia, dra. Cristina Milagre, cardiologista de check-up do Hospital do Coração de São Paulo (HCor), e dr. Luiz Bortolotto, diretor da Unidade Clínica de Hipertensão do Instituto do Coração (Incor).


*A revista MUNDO ESTRANHO encerrou suas publicações no mês de agosto deste ano, então, a partir agora, você poderá ler a série MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS do acervo do CONHECIMENTO CEREBRAL, das edições anteriores publicadas pela revista.


MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS foi retirado da revista MUNDO ESTRANHO. Março de 2016. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista MUNDO ESTRANHO e à Editora Abril.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog