GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 5: BIOSFERA


A AMAZÔNIA SOB RISCO DE "SAVANIZAÇÃO
A combinação de desmatamento e seca pode fazer com que a maior floresta tropical do planeta se transforme em uma região com características do Cerrado



Há muitos anos, cientistas do Brasil e do mundo vêm apontando como o desmatamento aliado à ocorrência de períodos de seca podem provocar profundas alterações na Floresta Amazônica e fazer com que ela sofra um processo de "savanização". Ou seja, a exuberante floresta tropical perderia biomassa e daria lugar a uma vegetação mais rala, com árvores espaçadas e menos folhas, bem parecida com o Cerrado brasileiro.

Dois estudos recentes, um do Instituto de Pesquisa Climática de Postdam (PIK), da Alemanha, e outro de um grupo de cientistas brasileiros de diversas instituições, jogaram mais luzes sobre essa questão. De modo geral, eles mostram a ocorrência de um ciclo vicioso de seca e diminuição florestal na Amazônia. A derrubada de árvores de grande porte, que têm maior capacidade de regular as chuvas, afeta diretamente o clima, que tende a ficar mais seco. Por sua vez, a redução das precipitações provoca a morte de mais árvores. Resumindo: quanto menor a floresta, maior a seca, e, quanto maior a seca, menor a floresta.

Essa situação climática não fica restrita apenas à região. Por meio do fenômeno conhecido como "rios voadores", a umidade e o vapor d'água da Amazônia são transportados para outros lugares, regulando o ciclo hidrológico de diversos pontos do país. Logo, as alterações no clima da Amazônia também afetariam outras regiões brasileiras.

O fato é que é impossível dissociar esse problema da ação humana, que intensifica o fenômeno por meio da emissão de gases do efeito estufa e da derrubada de árvores. O governo brasileiro comprometeu-se a acabar com o desmatamento ilegal da Floresta Amazônica até 2030, mas está longe de atingir a meta. No ano passado, a área desmatada cresceu 28%, atingindo 7.989 quilômetros quadrados - um território equivalente a cinco vezes a cidade de São Paulo. Foi a maior taxa registrada desde 2008. Pará, Mato Grosso e Rondônia foram os estados que apresentaram os maiores índices de perda florestal, somando 75% do desmatamento.

Nas próximas matérias, você encontrará mais informações sobre a Amazônia e outros biomas brasileiros. Abordamos também os perigos mais latentes aos ecossistemas mundiais e as ações governamentais para tentar frear as ameaças ao meio ambiente.



Págs. 94 e 95 (GE: GEOGRAFIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog