SAÚDE


"ANSIEDADE: 5 FORMAS DE SE SENTIR MENOS ANSIOSO"
"Como estudar o próprio corpo para ter uma vida mais tranquila"


Por: Marília Marasciulo

"Quem sofre de ansiedade sabe o que é lidar com o que é visto pelos outros como um quê de transtorno obsessivo compulsivo: preocupação com dormir determinada quantidade de horas, cuidados com a alimentação, prática de exercícios físicos.
O Vale do Silício resolveu tornar tudo isso real oficial e dar nome aos bois, o que é chamado de 'bio hackear' a ansiedade. Definido como um experimento com o próprio corpo, o objetivo é entender a própria biologia para melhorar a saúde como um todo. A teoria por trás disso é de que ao ter uma hipótese sobre o que está causando problemas, o melhor é fazer um experimento para descobrir como consertá-lo. E, se ela se provar verdadeira, adotar o novo hábito para prevenir que o problema volte no futuro.
Como a ansiedade é um distúrbio que varia de pessoa para pessoa, é difícil traçar exatamente o que fazer para tratá-la. O ideal é sempre buscar um profissional. No entanto, mesmo com o acompanhamento, conhecer o próprio corpo e entender o que pode afetar o seu humor nunca é demais. No Vale do Silício, eis o que as pessoas têm feito para hackear a própria ansiedade:

Praticar mindfulness
Nunca é demais ressaltar a importância de uma recomendação que tem se tornado cada vez mais óbvia. Em uma revisão de 47 estudos, pesquisadores da Universidade Johns Hopkins descobriram que meditar por 2,5 horas por semana melhora a ansiedade após oito semanas.

E ioga
Essa seria a melhor forma de estimular o sistema nervoso, que ativa o modo 'descansar e digerir' do organismo. Pesquisas mostram que isso é mais eficaz para melhorar o humor do que um exercício como caminhada, e o ideal é praticar três vezes por semana.

Cuidar da alimentação
Comidas ricas em fibras, ômega 3, iogurte probiótico e com bastante zinco (por exemplo, castanhas e gema de ovo) podem estimular a liberação de neurotransmissores do 'bem estar', como serotonina e dopamina. Junk food, como hambúrgueres e batatas fritas, fazem o contrário, enviando sinais ao cérebro de que o corpo está sob estresse.

Usar óculos que bloqueiam a luz azul
A luz de computadores, telefones e telas em geral pode bagunçar os níveis de serotonina, prejudicando o sono e aumentando o risco de ansiedade e depressão. Óculos que bloqueiam esse tipo de luz podem ser interessantes para minimizar os efeitos especialmente durante a exposição antes de dormir.

Otimizar o sono
Que o ideal é dormir oito horas por noite não é nenhum segredo. Mas biohackers gostam mesmo é de saber exatamente o padrão do sono. Toda noite, uma pessoa passa por entre quatro e seis ciclos de sono diferentes, e acordar durante o estágio REM, o do sono mais profundo, pode provocar estresse e ansiedade. Ao observar o padrão, é possível regular o sono para evitar acordar durante este estágio. Há aplicativos para celular que fazem o trabalho."

Matéria retirada do site GALILEU, 08 de novembro de 2018 (Acesso: 08/11/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog