CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA ALIMENTAÇÃO!


"- AÇÚCAR + VIDA"
"Acordo do Ministério da Saúde com a indústria diminuirá a quantidade de açúcar na comida e, em até quatro anos, provocará uma saudável mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros"


Por: Luisa Purchio

"A guerra do consumidor brasileiro por alimentos mais saudáveis nas prateleiras dos supermercados ganhou uma batalha. Na segunda-feira 26, o Ministério da Saúde firmou um acordo com a indústria de alimentos e bebidas e até 2022 será reduzida a quantidade de açúcar em biscoitos, bolos, produtos lácteos, achocolatados e misturas, aos moldes do que foi realizado com o sódio - um acordo de 2011 conseguiu até junho retirar 17,2 toneladas da substância dos alimentos. "Desde 2017 fizemos reunião com representantes da indústria, nutricionistas e representantes de movimentos sociais para chegarmos ao acordo", diz Wilson Mello, do Conselho Diretor da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), que representa 68 empresas que assinaram o Termo de Compromisso e que, juntas, dominam 87% do mercado. Na prática, 1.147 itens terão de alterar suas fórmulas e a previsão é que em quatro anos serão retiradas 144,3 mil toneladas de açúcar dos alimentos. " Os clientes estão exigindo através da compra produtos com menos açúcar, gordura e sódio. Além disso, temos pressão de ONGs e do governo por causa do aumento de doenças crônicas como obesidade, di7abetes e hipertensão. A indústria quer ser parte da solução", diz ele."



"Os índices de obesidade dispararam nos últimos anos no Brasil. Na última década, o crescimento foi de 60%. Já o diabetes entre homens aumentou 54% e entre mulheres, 28%. São parte importante do problema os produtos industrializados, já que correspondem a 36% do açúcar consumido pela população. Atualmente os brasileiros consomem em média 80 gramas de açúcar por dia, ou 18 colheres de chá, quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde. "Essa parcela é muito importante para a saúde, porque reduz a chance de doenças no futuro", diz Cristina Bellotti Formiga Bueno, endocrinologista da Santa Casa de São Paulo e coordenadora do Centro de Diabetes do Hospital Samaritano. "O consumo de açúcar em excesso causa ganho de peso, predisposição aos diabetes, aumento do risco cardiovascular e derrame", diz ela. A má alimentação também pesa no Sistema Único de Saúde (SUS). Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde identificou que em 2011 os gastos federais com a atenção às doenças crônicas foram de 16,2 bilhões. "Os custos são crescentes devido ao aumento da prevalência dessas doenças", diz Michele Lessa, Coordenadora de Alimentação e Nutrição do órgão. "São necessárias múltiplas abordagens para alcançar a redução pretendida, como educação e informação à população, medidas para facilitar escolhas alimentares mais saudáveis e ações voltadas para o setor produtivo", diz ela."






"A redução de açúcar nos produtos será feita em duas etapas, uma até 2020 e outra até 2022. O objetivo é fazer com que o paladar brasileiro vá se adaptando com o novo sabor dos produtos, uma vez que o açúcar não será substituído por outra substância, como adoçantes, mas apenas parcialmente retirado dos produtos. A quantidade nos achocolatados em pó, por exemplo, será reduzida para 90,3g/100g até o final de 2020 e depois para 85g/100g até 2022, o que significa 20 colheres de chá de açúcar a menos. A indústria garante que essa mudança não implicará em produtos mais caros ao consumidor. "O processo de produção não terá custo mais Alto, apenas diferente. Será uma adaptação, mas a indústria está acostumada", diz Wilson Mello, da Abia. A saúde do brasileiro agradece."




A matéria acima foi retirada da revista ISTOÉ - n° 2554, págs. 60 e 61. 05 de dezembro de 2018. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista ISTOÉ e à Editora Três.


SUGESTÃO

Abaixo, vídeo do noticiário que comenta o novo acordo do Ministério da Saúde com a indústria alimentícia para a redução da quantidade de açúcar nos produtos até 2022. As imagens são do YouTube, e o idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog