CURIOSIDADES


"FILHOTES DE TUBARÃO "TROCAM" DE ÚTERO PARA COMER IRMÃOS NÃO FERTILIZADOS"
"Pesquisa mostra que pelo menos duas espécies do animal marinho realizam o processo  oofagia, na qual embriões de alimentam de óvulos"


"Um novo estudo mostra que os bebês da espécie de tubarão tawny nurse shark (Nebrius ferrugineus) nadam de um útero para outro - tubarões fêmeas têm dois úteros - com o intuito de se alimentar dos embriões não fecundados.
Os pescuidadores usaram máquina de ultrassom subaquáticas para estudar tubarões grávidas em cativeiro. Os resultados, publicados na revista Etholigy, revelaram que o número dos embriões mudou em cada um dos úteros ao longo do tempo. Com isso, eles apontaram que os filhotes ainda não nascidos se alimentavam de seus irmãos."


"Isso faz com que Nebrius ferrugineus seja incomum no reino animal. Há pelo menos três espécies de tubarões, por exemplo, que seus embriões só conseguem movimentar as bocas e não o corpo todo enquanto estão no útero.
Este comportamento bizarro só foi observado apenas uma vez antes, em um documentário de 1993 que foino canal Discovery Channel. Na produção, uma equipe gravou embriões nadando entre os úteros por meio de um buraco cortado na lateral de uma tubarão-touro (tubarão-cinza). No entanto, não foi uma evidência conclusiva de que os embriões desta espécie fazem isso regularmente."




"Os cientistas não sabem ao certo por que estes tubarões podem nadar no útero, mas acreditam que ambas as espécies alimentam seus filhotes ainda não nascidos por meio do processo chamado "oofologia" (bebêcomem outros ovos ainda dentro da mãe). Isso significa que Os embriões devoram óvulos não fertilizados - e os mais próximos ficam no útero ao lado.
"Nossos dados também mostraram que o útero do tubarão tawny nurse shark às vezes se abre", escreveram os cientistas no estudo. "E o embrião expõe a cabeça para fora através do colo do útero". Em outras palavras, filhotes ainda não nascidos decidem dar uma olhada no mundo exterior."

Matéria retirada do site GALILEU, 21 de dezembro de 2018 (Acesso: 25/12/2018)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog