ANALISANDO PROPOSTAS DE REDAÇÃO:
IMAGINIE
ENEM VESTIBULARES

As dicas de redação é um dos assuntos mais procurados no blog Conhecimento Cerebral, por isso, pensando em uma maneira ainda melhor de ajudar ainda mais você, que tem uma atenção especial e necessita de um material de apoio de qualidade para ajudá-lo a praticar a escrita de redações do Enem Vestibulares, apresentamos a partir de agora uma nova série de matérias: Analisando Propostas de Redação: Imaginie - Enem & Vestibulares, que irá trazer os temas que mais caem nas provas (inclusive os de atualidades), e analisar as propostas e os exemplos de redações apresentados. O nosso principal objetivo é ajudá-lo e se tiver sugestões de temas ou quiser sua redação corrigida, você pode enviá-la através do email: conhecimentocerebral@gmail.com. Boa leitura e bons estudos!

NOVA PROPOSTA DE REDAÇÃO: "O AUMENTO DE INCÊNDIOS NAS MATAS BRASILEIRAS"



A proposta da redação desta semana já está no ar! Envie seu texto até o dia 20 de janeiro e poderemos publicá-lo aqui no blog.

Para participar, é preciso criar um perfil de usuário na plataforma Imaginie, selecionar a proposta e seguir as instruções para o envio da redação diretamente pelo site. Os primeiros a se cadastrarem por meio desse link terão direito a uma correção, sempre feita por dois ou mais professores, seguindo os mesmos critérios do Enem. 

ATENÇÃO: Para que sua redação seja publicada no blog, é preciso desenvolver a proposta correspondente à semana de curso! Ou seja, para os textos enviados até o dia 19 de maio, a proposta deve ser a que está descrita abaixo.

PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "O aumento de incêndios em matas brasileiras, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I


O Brasil termina 2017 com um número recorde de queimadas desde 1999, quando teve início a série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A análise dos locais onde os incêndios ocorreram mostra que, neste ano, o fogo aumentou em áreas de floresta natural, avançando em pontos onde antes não havia registro de chamas, e atingindo unidades de conservação e terras indígenas. Entre todos os biomas, o Cerrado foi o que teve mais unidades de conservação atingidas, contabilizando 75% de toda a destruição nas áreas protegidas. Até agora, foram registrados cerca de 272 mil focos de fogo, 46% a mais do que em 2016 e acima do recorde anterior, de 2004, quando foram detectados 270 mil pontos de calor. Incêndios criminosos destruíram 986 mil hectares de unidades de conservação, o que corresponde a oito vezes a área da cidade do Rio. O número ficou próximo do registrado no ano passado, quando foram destruídos cerca de 1 milhão de hectares. Nas terras indígenas, os focos aumentaram 70% e ultrapassaram 7 mil.



TEXTO II

Para Cristiane Mazzetti, da campanha de Amazônia do Greenpeace, os incêndios florestais na região amazônica são uma maneira de "reformar o pasto ou fazer desmatamento de áreas". A tese é corroborada pelo físico Paulo Artaxo, que estuda o clima da Amazônia. O cientista lembra que queimadas por causas naturais só existem no hemisfério Norte e que o costume é "derrubar as árvores, deixar o tronco secar até setembro e então queimar". [...]

Para especialistas como Artaxo, "acabar com a queimada e desmatamento no Brasil não é difícil". O físico lembra medidas que até hoje não saíram do papel. Com o Acordo de Paris homologado e os incêndios florestais como um dos principais causadores do efeito estufa, talvez seja hora de ações serem feitas.


TEXTO III



TEXTO IV



TEXTO V



ANALISANDO PROPOSTAS DE REDAÇÃO: IMAGINIE - ENEM ¨& VESTIBULARES foi retirado do site IMAGINIE, 20 de agosto de 2018 (Acesso: 14/01/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog