CONFLITOS INTERNACIONAIS


"ONU E VÁRIAS ONGs PEDEM PARA ITÁLIA PERMITIR DESEMBARQUE DE MENORES"
"Ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, expressa negativa para acolher imigrantes"


"Diversas agências da ONU e várias organizações humanitárias pediram para a Itália permitir o desembarque dos menores de idade resgatados no Mediterrâneo, no navio "Sea Watch 3" - que recebeu autorização para se refugiar do mau tempo na Sicília. "Esses jovens já sofreram violência e abuso suficientes durante sua rota para a Itália e são particularmente vulneráveis", disse Raffaela Milano, diretora do programa italiano da ONG Save The Children, em nota.
Milano demandou uma resposta "imediata" ao pedido para que os seis menores a bordo do barco de resgate de bandeira holandesa "Sea Watch 3" possam desembarcar. Em um comunicado conjunto, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Internacional para as Imigrações (OIM) pediram uma solução "urgente" para os menores e demais migrantes,  avaliando que a situação era "crítica". 
"A situação à bordo é crítica", indicam as agências em um comunicado, devido à alta quantidade de pessoas à bordo do navio. As agências se preocupam "particularmente com a situação dos menores desacompanhados, ao todo 13, (...) para quem devem ser aplicadas medidas de proteção tão logo seja possível"."

"SALVINI FICA FIRME"

"Mas o ministro do Interior italiano m, Marteo Salvini, voltou a expressar sua negativa a acolher os migrantes, dizendo que os menores tinham quase 18 anos e nao eram crianças. "Não vou mudar de opinião. Os portos italianos estão fechados e continuarão fechados às pessoas que traficam e seus cúmplices", declarou.
Salvini insistiu que Alemanha e Holanda se encarregue dos 47 migrantes, provenientes principalmente da África subsaariana, que foram desgastados da Líbia pela ONG alemã Sea Watsh há uma semana. "Barco holandês e ONG alemã? Amsterdã ou Berlim estão esperando por vocês", disse.
O ministro de Migrações holandês, Mark Harbers, declarou ao jornal Corriere della Sera que seu país "não é obrigado" a encontrar uma solução. "Cabe ao capitão agora encontrar um porto seguro para os 47 migrantes que salvou", disse na entrevista."

Notícia retirada do site CORREIO DO POVO, 26 de janeiro de 2019 (Acesso: 26/01/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog