CONHECIMENTO CEREBRAL
CONTEÚDO DESCOMPLICA



BIOLOGIA
10 DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS QUE VOCÊ TEM QUE SABER PARA O ENEM


Presentes em todos os ambientes, as bactérias são invisíveis a olho nu e podem fazer mal a nossa saúde. As doenças causadas por  bactérias - chamadas patogênicas - existem desde o início da humanidade e já foram responsáveis pelo assolamento de cidades inteiras, como aconteceu como a peste bubônica.

Para os estudantes conhecer bem essas enfermidades é essencial na hora de prestar o vestibular, enfrentar o ENEM ou até mesmo passar de ano, já que o tema é recorrente nas provas de ciências e biologia.



DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS MAIS COMUNS

1.Tuberculose
A tuberculose é uma das doenças causadas por bactérias. A responsável pela enfermidade é a chamada bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Em geral, este micro-organismo ataca os pulmões, causando tosse persistente (por meses e até anos, quando não tratada), perda de peso, cansaço, febre e em casos mais graves, tosse com eliminação de sangue. 

Hoje, a tuberculose é uma doença perfeitamente tratável com antibióticos que são administrados durante um longo período. A principal prevenção é a vacina BCG administrada no primeiro dia de vida (aquela que deixa uma marquinha em seu braço).


2.Hanseníase 
A hanseníase, mais comumente conhecida como lepra, é uma das doenças causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae). Transmitida através de contato direto, a lepra causa lesões na pele que atingem também o sistema nervoso, fazendo com que a pessoa perca a sensibilidade na região afetada (ao tato, dor e temperatura).

Quando não tratada ou identificada, a pessoa com lepra pode danificar inadvertidamente as partes lesadas e não sentir. Esses ferimentos podem ser bastante graves, levando à perda de tecido e até membros. Não há vacina contra a lepra, a principal prevenção é o tratamento dos doentes para evitar mais contágios.


3. Coqueluche
A coqueluche, popularmente conhecida como tosse completa, é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. O principal sintoma é a tosse seca persistente (que pode durar meses). É transmitida através do ar com gotículas de saliva contaminada expelida pelo doente. O tratamento é feito com antibióticos e a prevenção é feita por vacinação.


4. Tétano 
O tétano é uma das doenças causadas por bactérias, em especial pelo micro-organismo Clostridium tetani. Esta bactéria é anaeróbica obrigatória e vive em microambientes desprovidos de oxigênio, como entre partículas de ferrugem. Por isso, a contaminação se dá por ferimentos profundos na pele ou através do cordão umbilical dos recém-nascidos quando o corte é feito por instrumentos não esterilizados.

Os sintomas iniciais são dor de cabeça e febre. Posteriormente o doente passa a ter contrações musculares involuntárias, rigidez na nuca e na mandíbula. Quando não tratado, o tétano pode atingir também a musculatura involuntária, levando à morte por asfixia. O tratamento é feito através de soro antitetânico em caso de ferimento suspeito (que inviabiliza a toxina produzida pela bactéria) e a prevenção é feita através de vacinação.


5. Meningite meningocócica
Meningite é um nome comum para inflamação das meninges (membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso central). A meningite mais perigosa é a causada pela bactéria conhecida como miningoco. Inicialmente a bactéria causará febre alta, vômitos e rigidez dos músculos da nuca (talvez você lembre de alguma ocasião em que o seu pediatra ao te examinar empurrou sua cabeça para que você encostasse o queixo no peito. Isso porque uma pessoa com meningite não consegue fazer isso).

Caso não seja tratada, a meningite pode atingir os órgãos do sistema nervoso, danificando-o e podendo levar à morte. Por tal motivo, uma vez diagnosticado com a enfermidade,  o paciente é rapidamente hospitalizado.


6. Leptospirose
A leptospirose é a mais conhecida entre as doenças causadas por bactérias. O micro-organismo responsável pela enfermidade é a Leptospira interrogans, transmitida através do contato da água, alimento e objeto com a urina de ratos, gatos, cães, e outros animais portadores da bactéria.

Os sintomas são febre alta, dores musculares e nas articulações e calafrios. Caso não seja diagnosticada e tratada rapidamente, pode gerar complicações renais e hepáticas levando o doente à morte. Pode ser tratada nos hospitais com utilizaçãode antibióticos. 

Ela é uma doença muito comum durante enchentes e inundações, quando as pessoas entram em contato direto com a água contaminada trazida pelas enxurradas.


7. Cólera
A cólera é uma doença causada pela bactéria conhecida como vibrião colérico (Vibrio cholerae) e transmitida por água e alimentos contaminados, crus ou malcozidos. O vibrião se instala no intestino delgado humano, causando diarreia característica (fezes esbranquiçadas e muito líquidas). Além disso, o doente sente fortes dores abdominais, dores pelo corpo e vômitos.

Por conta do forte desarranjo intestinal, a pessoa logo fica desidratada, o que agrava o caso. Por perder muito líquido, o indivíduo contaminado perde também peso rapidamente, ficando com olhos escovados, a pele seca e enrugada. A prevenção se dá através de cuidados de higiene e saneamento básico.


8. Gonorreia
A gonorreia, também conhecida como blenorragia, é uma doença causada pela bactéria conhecida como gonococo (Neisseria gonorrhoeae). Transmitida por contato sexual, a bactéria causará dor, ardência e produção de pus ao urinar, tanto em homens quanto em mulheres. A prevenção se dá com o uso de camisinha.



9. Febre maculosa
A febre maculosa é uma doença causada pela bactéria Rickettsia Rickettsii. O micro-organismo é transmitido através da picada de carrapatos (geralmente o carrapato-estrela). Provoca dores de cabeça, febre alta e máculas (ou manchas) pelo corpo. A doença precisa ser rapidamente diagnosticada e tratada pois pode evoluir para casos muito graves e levar ao óbito.



10. Botulismo
O botulismo é uma doença causada pelo Clostridium botulinum. É transmitida por alimentos contaminados. A bactéria produz uma toxina que atinge o sistema nervoso e provoca tremores, vômitos e fraqueza muscular que aumenta progressivamente. A fraqueza nos músculos pode levar à sua paralisia e consequentemente à parada respiratória e óbito.

Para evitar isso, é necessário o tratamento hospitalar. Por tais motivos, é muito importante evitar consumir alimentos com cheiro estranho e expostos durante muito tempo. A bactéria consegue sobreviver também dentro de embalagens de alimentos enlatados, portanto não se deve consumir alimentos em que a embalagem esteja em mau estado de conservação ou estufadas.



Curtiu a lista? Espero que essas doenças causadas por bactérias passem só pela sua prova mesmo.

CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO DESCOMPLICA foi retirado do blog DESCONVERSA (DO DESCOMPLICA), 09 de junho de 2017 (Acesso: 13/02/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog