MEIO AMBIENTE


"RIO PARAOPEBA ESTÁ MORTO A 40 KM DISTÂNCIA DA BARRAGEM ROMPIDA EM BRUMADINHO, APONTA ANÁLISE"
"Equipe da SOS Mata Atlântica percorre os 356 quilômetros do Rio para analisar os impactos da lama de rejeitos da Vale na qualidade da água"


Por: G1 Minas

"O Rio Paraopeba está morto a 40 Km da barreira rompida em Brumadinho, segundo uma análise da água realizada pela Fundação SOS Mata Atlântica, divulgada neste sábado (2).
"Em todas as expedições que a SOS faz nos 17 estados do Bioma Mata Atlântica, nas grandes bacias, nos grandes rios, a gente nunca viu um rio morto dessa forma. A gente diz que o rio está morto porque ele não tem mais oxigênio na água, não tem nenhuma condição de abrigar vida aquática, espécie alguma e muito menos da água pode ser utilizada por qualquer pessoa", afirmou Malu Ribeiro, especialista em águas da ONG."


"Representantes da ONG (criada na década de 1980 para defender os últimos remanescentes da Mata Atlântica) já analisaram a água em 4 pontos do Rio Paraopeba desde a última quinta-feira (31). O projeto pretende realizar exames em mais de 16 pontos nos 356 km do rio, de Brumadinho à Hidrelétrica de Retiro Baixo e o reservatório de Três Marias, em Felixlândia. 
Apesar do desastre ambiental, Malu Ribeiro acredita que, se medidas corretas forem tomadas, o rio será recuperado.
"Os rios grandes têm uma grande capacidade de regeneração. Mas, para que isso aconteça, é fundamental que toda a mata que ele perdeu com essa devastação seja recomposta, que o solo seja recomposto, porque é justamente a floresta que mantém o ciclo hidrológico. E é isso que o rio precisa agora".
No primeiro dia de viagem o resultado foi negativo. A chuva também atrapalhou o acesso aos locais de análise. Os dois primeiros pontos monitorados pela equipe estavam com qualidade de água ruim.
A primeira análise foi realizada 100 metros antes da área afetada pela lama e o resultado ali já demonstrava que a situação não seria boa. Já no município de Mário Campos o cenário ainda mais desolador."


"A turbidez da água é avaliada pela quantidade de partícula sólida em suspensão, o que impede a passagem da luz e a fotossíntese, causando a morte da vida aquática. No local, a turbidez chegou a quase 10 mil NTU - o ideal segundo a legislação para água doce superficial é de até 100. NTU é a sigla em inglês para a unidade matemática Nefelométrica  de Turbidez (Nephelometric Turbidity Unity).
Neste sábado, a equipe da SOS Mata Atlântica iniciou as atividades nos municípios de Pará de Minas e Juatuba."


"Neste fim de semana, deve ser finalizada a montagem de estruturas de contenção de rejeitos do Rio Paraopeba. A estrutura da "cortina antiturbidez" foi anunciada pela empresa na última segunda-feira (28) como uma medida para conter os rejeitos da lama que descem pelo curso d'água do rio. Parte da rede de contenção foi instalada nesta quinta-feira (31) no entorno das bombas de captação do Sistema de Abastecimento Paraopeba."


Notícia retirada do portal G1, 02 de fevereiro de 2019 (Acesso: 09/02/2019)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog