GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 6 - ATLAS


O MUNDO EM RESUMO
Confira a seguir um abrangente retrato físico, econômico e social das seis grandes extensões de terra do planeta 


A superfície do planeta é dividida em seis continentes, as grandes extensões de terra emersas limitadas pelas águas de mares e oceanos. Eles ocupam 150.377.393 quilômetros quadrados, dimensão que corresponde a 29,4% da superfície total do globo. Mas nem sempre foi assim.

Há cerca de 400 milhões de anos, as terras do planeta estavam reunidas em um único continente, chamado de Pangeia - em grego, pan significa toda; e geia, terra. Esse imenso bloco começou a rachar no sentido leste-oeste por volta de 200 milhões de anos atrás e, aos poucos, seus territórios foram se afastando uns dos outros, dando origem aos continentes como conhecemos hoje.

A atual configuração física do globo foi estabelecida há 65 milhões de anos, em decorrência desse processo de deslocamento da crosta. O movimento constituiu os seis continentes existentes: África, América, Antártica (ou Antártida), Ásia, Europa e Oceania. A América, por sua vez, é subdividida em três: América do Norte, América Central e América do Sul. Vale ressaltar que o Ártico, região de mares e águas geladas, não é um continente.

Como você verá nas postagens seguintes, os continentes apresentam características físicas, sociais e econômicas bastante diferenciadas.



DISTRIBUIÇÃO FÍSICA

A Litosfera não é contínua, mas dividida em vários blocos, denominados placas tectônicas. Elas são separadas por grandes fendas vulcânicas em permanente atividade no fundo do mar. Através dessas fendas, o magma sobe à superfície. 

A própria distribuição das superfícies continentais se dá de forma desigual, correspondendo a 40,4% da área do Hemisfério Norte e a apenas 14,4% da do Hemisfério Sul. As regiões polares também são distintas. No sul, há um continente - a Antártica - coberto por espessa camada de gelo; já no norte, existe uma grande depressão, coberta pelo Oceano Antártico.

POPULAÇÃO

A Ásia é o maior e o mais populoso dos continentes, reunindo quase 60% dos habitantes do globo. É também o berço de algumas das mais antigas civilizações e religiões do mundo. As duas nações com a maior população estão no continente asiático: China (1,4 bilhão de pessoas) e Índia (1,3 bilhão).

Em contrapartida, o crescimento demográfico na Europa está praticamente estagnado. No período entre 2010 e 2015, a ONU estima que a sua população tenha crescido apenas 0,1%. Com isso, a Europa acaba necessitando de mão de obra especializada de outras partes do planeta. A discussão em torno da imigração ilegal de trabalhadores sem qualificação se torna cada vez mais intensa e tem sido motivo de criação de diversas - e polêmicas - legislações restritivas.

Já na América, os Estados Unidos (EUA), por sua força econômica, são o principal polo receptor de imigrantes. Em 2015 viviam no país 43,3 milhões de imigrantes, que representam 13,5% da população total. Os mexicanos formam o maior grupo, constituindo 11,6 milhões - só no ano passado, pelo menos 140 mil pessoas migram do México para os EUA.

ECONOMIA

Do ponto de vista dos recursos naturais, a Ásia abriga as maiores jazidas conhecidas de petróleo, em particular no Oriente Médio e nos países de sua região central.

À África, por sua vez, apresenta os problemas sociais mais agudos, especialmente na região mais ao sul do Deserto do Saara (a África Subsaariana). Embora o continente reúne as maiores reservas de minérios e pedras preciosas do planeta, sua população vive em extrema miséria. Bolsões de pobreza também são encontrados na maior parte da Ásia e nas porções centrais e sul da América, que, com o México, formam a América Latina.

A produção de riquezas concentra-se principalmente na América do Norte e na Europa: a soma do Produto Interno Bruto (PIB) dos países dessas regiões é superior a 50% do total do planeta. Nessas nações estão os indicadores sociais mais positivos do mundo, que garantem boas condições de vida a ampla parcela da população. Na Ásia, destacam-se China e Japão - segunda e terceiras maiores economias mundiais, respectivamente.




Págs. 116, 117, 118 e 119 (GE: GEOGRAFIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog