HISTÓRIA:
VESTIBULAR E ENEM



O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A história é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - História: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 4: IDADE CONTEMPORÂNEA - RESUMO


RESUMO

IDADE CONTEMPORÂNEA


REVOLUÇÃO FRANCESA: Inspirada pelas ideias iluministas, a burguesia francesa foi responsável pelo primeiro grande movimento europeu de derrubada do Antigo Regime. Com o apoio popular e sob o lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", eliminou os últimos resquícios feudais do continente, pondo fim dos privilégios do clero e da nobreza, abrindo caminho para o capitalismo industrial do país.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: A Revolução Industrial alterou profundamente as antigas relações de produção agrária e consolidou o capitalismo, caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção e pelo trabalho assalariado. Inicialmente restrita ao território inglês, a Revolução se espalhou pelo mundo ao longo dos séculos XVIII e XIX. Divide-se tradicionalmente, em três etapas: a I, a II e III Revolução Industrial.

IMPERIALISMO E I GUERRA MUNDIAL: Um dos principais efeitos da Revolução Industrial foi o aumento da produção em escala global e a necessidade de expandir os mercados consumidores. As disputas por esses mercados entre as potências levaram à partilha da África e da Ásia, responsável pelos conflitos que deflagaram a I Guerra Mundial. Ao final do conflito, a Alemanha foi derrotada, sendo obrigada a ceder territórios e pagar indenizações. Houve também os desmembramentos dos impérios Austro-Húngaro e Turco-Otomano.

NAZIFASCISMO E II GUERRA MUNDIAL: Após a I Guerra Mundial, países como Itália e Alemanha viviam em situação de desesperadora. Com discurso nacionalista e de natureza autoritária, o nazifascismo ganhou força. O expansionismo característico desses regimes totalitários levou a um novo desequilíbrio, responsável pela eclosão da II Guerra Mundial. Ao final do conflito, Alemanha e Itália estavam arrasadas. No Oceano Pacífico, os combates foram encerrados com o lançamento de duas atômicas pelos norte-americanos no Japão, matando milhares de pessoas e encerrando definitivamente o conflito.

GERRA FRIA: Após o fim da II Guerra Mundial, o mundo se dividiu no bloco capitalista, liderado pelos EUA, e no socialista, encabeçado pela União Soviética. Apesar de não haver embate direto entre as duas potências atômicas, conflitos como as Guerras das Coreias e do Vietnã e episódios como a Revolução Cubana tiveram participação ativa dos EUA e União Soviética e foram influenciados pela polarização ideológica da Guerra Fria.

FIM DA URSS: A partir da segunda metade da década de 1980, uma série de reformas políticas levou ao colapso do regime soviético.  Paralelamente, a pressão dos movimentos pró-democracia e nacionalistas faz ruir o bloco socialista. Esse processo marcou o fim da Guerra Fria e a consolidação dos EUA como a grande potência hegemônica e do capitalismo como sistema econômico dominante.


Pág. 85 (GE: HISTÓRIA:VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog