HISTÓRIA:
VESTIBULAR E ENEM



O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A história é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - História: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 4: IDADE CONTEMPORÂNEA - EXERCÍCIOS


A partir de agora, você poderá responder as 04 questões relacionadas ao capítulo 4 - Idade Contemporânea, da série HISTÓRIA: VESTIBULAR E ENEM. Para reler todas as postagens do capítulo basta clicar sob o nome em destaque. E para verificar as respostas de cada questão, basta clicar em CAPÍTULO 4: IDADE CONTEMPORÂNEA - RESPOSTAS COMO CAI NA PROVA.

COMO CAI NA PROVA


1. (UNIFOR 2015) A Primeira Revolução Industrial desenvolveu-se na Inglaterra, a partir da metade do século XVIII. Este acontecimento histórico provocou profundas transformações tecnológicas, organizacionais e sociais. O surgimento da Indústria Moderna estruturou uma nova sociedade e expandiu-se, depois, por vários países do mundo. Assinale a alternativa correta sobre este assunto: 

a) A Primeira Revolução Industrial aumentou a produtividade do trabalho e, com isso, promoveu uma melhor distribuição de renda desde o início.
b) A Primeira Revolução Industrial foi caracterizada pela formação de cartéis, trustes e "holdings".
c) A nova classe de trabalhadores adaptou-se rapidamente às máquinas, pois estas diminuíam o esforço físico.
d) A fonte básica de energia usada na Revolução foi o querosene.
e) A máquina a vapor, o tear mecânico e a energia gerada pelo carvão são acontecimentos básicos da Revolução.


2. (PUC-RJ 2015) A Revolução Francesa foi vivenciada, por muitos dos atores envolvidos, como uma ruptura do Antigo Regime. O próprio conceito de Antigo Regime era utilizado pelos revolucionários para nomear a organização social e política anterior à 1789. As alternativas abaixo apresentam transformações que representavam uma ruptura com essa organização.

Assinale a alternativa INCORRETA:
a) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proclamando a igualdade de todos os cidadãos perante a lei.
b) A sanção da Constituição Civil do Clero, transformando os sacerdotes católicos paroquiais em funcionários públicos.
c) A eliminação do feudalismo, suprindo os privilégios dos senhores feudais.
d) A abolição dos dízimos e da propriedade privada como direito inviolável e sagrado.
e) A supressão da Monarquia absoluta e a defesa do princípio da soberania do povo.


3. (FGV ECONOMIA 2015) Em nome do direito de viver da humanidade, a colonização, agente da civilização, deverá tomar a seu cargo a valorização e a circulação das riquezas que possuidores fracos detenham sem benefício para eles próprios e para os demais. Age-se, assim, para o bem de todos. (...) [A Europa] está no comando e no comando deve permanecer.

A partir do fragmento, é correto afirmar que:
a) a partilha afro-asiática da segunda metade do século XIX, liderada pela Inglaterra e França, fruto da expansão das relações capitalistas de produção, garantiu o controle de matérias-primas estratégicas para a indústria e a colonização como missão civilizadora da raça branca superior.
b) o velho imperialismo do século XVI foi produto da revolução comercial pela procura de novos produtos e mercados para Portugal e Espanha que, por meio do exclusivo metropolitano e do direito de colonização sobre os povos inferiores, validando os superlucros da exploração colonial.
c) o novo imperialismo da primeira metade do século XIX, na África e Oceania, consequência do capitalismo comercial, impôs o monopólio da produção colonial, em especial para a Grã-Bretanha que, de forma pacífica, defendeu o direito de colonização sobre os povos inferiores.
d) o colonialismo do século XVI, na África e Ásia, tornou outras regiões fontes de matérias-primas e mercados para a Europa, em especial Alemanha e França, que, por meio da guerra, submeteram os povos inferiores e promoveram a industrialização africana.
e) a exploração da África e da Ásia na segunda metade do século XVII, pelas grandes potências industriais, foi um instrumento eficaz para a missão colonizadora daquelas áreas atrasadas e ampliou o domínio europeu em nome do progresso na medida em que implantou o monopólio comercial.


4. (ESAMC 2015 - Adaptado) Leia o fragmento abaixo para responder a questão:

Jamais a face do globo e a visão humana foram tão dramaticamente transformados quanto na era que começou, sob as nuvens em cogumelo de Hiroshima e Nagasaki. Mas como sempre a história tornou apenas consciência marginal das intensões humanas. A verdadeira transformação social não foi pretendida nem planejada. E, de qualquer modo, a primeira contingência que se teve de enfrentar foi o imediato colapso da grande aliança antifascista. Assim que não mais houve o fascismo para uni-los, contra si, capitalismo e comunismo mais uma vez se prepararam para enfrentar um ao outro como inimigos mortais.

A leitura das informações do contexto por elas retratado nos permite inferir que:
a) apesar das disputas ideológicas do pós-Segunda Guerra, as perdas humanas provocadas pelas bombas atômicas levaram as potências a não se enfrentarem em uma nova guerra, evitando, assim, uma destruição ainda maior.
b) a bipolarização ideológica da Guerra Fria teve como principais causas o fim do fascismo e a tentativa dos Estados Unidos de impedir uma nova catástrofe nuclear, uma vez que a URSS detinha a tecnologia atômica.
c) apesar da destruição humana provocada pelas bombas atômicas, para as potências fortalecidas após a guerra, o mais importante era demonstrar sua força e garantir sua supremacia no mundo bipolar da Guerra Fria.
d) sem a aliança antifascista, capitalismo e socialismo voltaram a se enfrentar após a Segunda Guerra, o que levou à redução dos arsenais atômicos como forma de evitar uma nova tragédia nuclear.
e) a utilização das bombas atômicas pelos Estados Unidos pode ser entendida como um recado para a URSS, o que levou os soviéticos a não desenvolverem armas nucleares e nem se envolverem em guerras contra os EUA.



Págs. 84 e 85 (GE: HISTÓRIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog