EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO SOBRE CLASSE DE PALAVRAS - ADJETIVOS


1. Substitua as locuções adjetivas pelo correspondente adjetivo:
Modelo:                                        Dias de sol ➨ dias ensolarados
1) Raios de sol                              11) Proteção do céu                
2) Força de leão                           12) Silêncio de sepulcro
3) Sonho de jovem                        13) Discussão sem razão
4) Televisão a (em) cores             14) Resposta sem piedade
5) Voto do povo                            15) Criança sem amparo
6) Pureza de anjo                         16) Pão com manteiga
7) Figura da história                    17) Olhos de águia
8) Arguição de doutor                  18) Produto sem odor
9) Bondade de Deus                     19) Comida sem sal
10) Sonho de ouro                        20) Prejuízo sem recuperação


2. Substitua o adjetivo por locução adjetiva correspondente. Tome o 1º como modelo:
1) Amor filial: Amor de filho       6) Recurso infalível
2) Argumento desarrazoado       7) Santa imaculada
3) Erro irremediável                    8) Terreno lacustre
4) História desengraçada             9) Homem intimorato
5) Ação infrutífera                      10) Inscrição rupestres


3. Aplique a cada substantivo cinco adjetivos ou locuções adjetivas cabíveis, fugindo a adjetivação banal, isto é, grande orador, excelente escritor, ilustre dama, linda manhã, árdua tarefa, sagrado dever, etc.:
1) Opinião                   3) Vento                     5) Educação
2) Escritor                   4) Fruta                     6) Livro


4. Escolha, na redação em destaque, um adjetivo de valor intensivo exigido pelo significado e pelo uso, para preencher o espaço em branco. Observe a concordância:

 profundo          divergente               exorbitante            
 decisivo             sobejo                      indissolúvel

 categórico         irrefutável
 atroz                  vivo

1) Pronunciou um desmentido ___________________________.
2) Apresentou provas ___________________________________.
3) Deu ___________________razões para provar sua inocência.
4) A resposta ______________________fez silenciar a plateia.
5) Estavam unidos por laços_____________________________.
6) Ele mostrou-se de uma ignorância______________________.
7) Escutavam o discurso com atenção______________________.
8) Ela examinava o processo com interesse_________________.
9) Todos deploraram sua decisão_________________________.
10) Não houve manifestação_____________________________.


5. Empregue, em vez do adjetivo, um substantivo abstrato seguido da palavra a que está referido. Consulte o dicionário nos casos de dúvida. Tome o 1º como modelo:
1) A torre alta: a altura da torre             6) A resposta sutil.
2) O documento autêntico                       7) O castigo rigoroso.
3) A jovem discreta                                  8) O soldado ufano
4) A floresta espessa                                 9) O preço módico
5) A madeira espessa                              10) A norma geral


6. Sublinhe com um traço os adjetivos e com dois traços os adjetivos substantivados, nas seguintes máximas do Marquês de Maricá:
1) Aquele que envergonha ainda não é incorrigível.
2) O homem que despreza a opinião pública é muito tolo ou muito sábio.
3) Os velhos ruminam o pretérito, os moços antecipam e devoram o futuro.
4) O fraco ofendido desabafa maldizendo.
5) Quem não pode ou não sabe acumular nunca chega a ser sábio nem rico.
6) Há tolos velhacos assim como há doidos sagazes.
7) Nenhum governo é bom para os homens maus.
8) Sabei escusar o supérfluo, e não vos faltará o necessário.
9) O ignorante se espanta do mesmo que o sábio mais admira.
10) Um ente passível não pode ser independente.


Número
7. Ponha no plural:
1) Ação civil                                        8) Solução fácil
2) Pagode chinês                                 9) Discussão pueril
3) Questão assim                               10) Papel azul
4) Solução simples                             11) Sarau lítero-musical
5) Costume pagão                              12) Amizade luso-brasileira
6) Esforço vão                                    13) Saia verde-escura
7) Cidadão alemão                             14) Painel verde-claro


8. Ponha no plural:
1) Um acórdão justo                             7) A última demão
2) O tradicional beija-mão                   8) O fraco alçapão
3) O longo corrimão                              9) O lindo cão
4) O sábio alemão                                 10) O hábil cirurgião
5) O diligente escrivão                          11) O quente verão
6) O simples cidadão                             12) O extinto vulcão


Gênero
9. Ponha no feminino:
1) Homem chão                                       6) Servidor plebeu
2) Judeu cortês                                        7) Ator ilhéu
3) Senhor mau                                         8) Poeta bonacheirão
4) Cidadão sandeu                                  9) Bode montês
5) Jovem hebreu                                    10) Professor europeu


Gradação
10. Tomando por base as seguintes orações, construa diferentes orações seguindo a gradação de significação dos adjetivos: Ex.: O tigre e o lobo são ferozes. O tigre é mais feroz do que o lobo. O lobo é menos feroz do que o tigre. O tigre não é tão feroz como o tigre. O tigre é o mais feroz dos dois animais. O lobo é o menos feroz dos dois animais.
1) O chumbo e o ferro são pesados.
2) A águia e o abutre são fortes.
3) O ouro e a prata são metais preciosos.
4) O ferro e a pedra são duros.
5) A torre e a casa são altas.


11. Assinale com (C) ou (S) dentro dos parênteses os comparativos e os superlativos, respectivamente:
1) (  ) O cajueiro é mais alto que a roseira.
2) (  ) A palmeira é a mais alta árvore deste lugar.
3) (  ) Henrique está menos adiantado do que Paulo.
4) (  ) Esta lição parece tão fácil como a precedente.
5) (  ) Guardei as melhores recordações daqueles dias de férias.
6) (  ) Sem o teu auxílio o meu trabalho seria péssimo.
7) (  ) Fizemos uma viagem muito rápida.
8) (  ) Moras em casa maior do que a minha.
9) ( ) Do jacarandá, madeira duríssima, fazia-se outrora bela mobília.
10) (  ) As coisas menos estimáveis, e ainda as mais aborrecidas, tiveram famosos apologistas.


12. Ponha no superlativo intensivo os seguintes adjetivos, empregando terminações apropriadas:
1) Caminho difícil                       13) Cenas terríveis
2) Estrada estreita                       14) Biblioteca pobre
3) Solução inábil                          15) Terreno salubre
4) Examinador benévolo             16) Notas boas
5) Professora amiga                     17) Livro antigo
6) Tecido áspero                           18) Condições más
7) Palavra própria                       19) Condições precárias
8) Garoto feio                               20) Resposta acre
9) Campanha cristã                     21) Saúde boa
10) Questões sérias                      22) Feição humilde
11) Mestre sábio                           23) Investigação sagaz
12) Capacidade tenaz                  24) Guerra cruel


13. As palavras podem ser empregadas em seu significado real - denotativo -, como frio em noite fria, ou em sentido figurado - conotativo -, como frio em temperamento frio. Assinale, dentro dos parênteses, com (D) e (C), os exemplos em que os adjetivos estão empregados, respectivamente, com significação denotativa ou conotativa. Consulte o dicionário:
1) (  ) vento frio                           (  ) Pé-frio (azarento, sem sorte)
2) (  ) Cor pálida                         (  ) Discurso pálido
3) (  ) Linguagem clara               (  ) Luz clara
4) (  ) Rosa espinhosa                  (  ) Tarefa espinhosa
5) (  ) Tampa tumular                 (  ) Segredo tumular
6) (  ) Vidraça diáfana                 (  ) Verdade diáfana
7) (  ) Água cristalina                  (  ) Taça cristalina
8) (  ) Decepção amarga              (  ) Remédio amargo
9) (  ) Resposta seca                     (  ) Roupa seca
10) (  ) Porta férrea                      (  ) Vontade férrea


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog