MUNDO

"PRESIDENTE FRANCÊS PRETENDE RECONSTRUIR NOTRE-DAME EM 5 ANOS"


Por: Richard Lough
         Elizabeth Pineau

"O presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu nesta terça-feira (16), que a França irá reconstruir a Catedral de Notre-Dame de Paris, devastada por um incêndio. Ele disse que espera que o trabalho seja concluído em cinco anos e que o povo francês se une para reparar o símbolo nacional.
Macron decidiu em um breve pronunciamento televisionado no horário nobre ao fogo catastrófico de segunda-feira no coração da capital, adiando mais uma vez comentários planejados sobre sua resposta a meses de protestos contra o governo.
"Nós vamos reconstruir a Notre-Dame de uma maneira ainda mais bonita e eu quero que seja concluído em cinco anos, nós podemos fazer isso", disse Macron.
"Depende de nós converter esse desastre em uma oportunidade para nos unirmos, tendo refletido profundamente sobre o que nós temos sido e no que nós precisamos ser, e nos tornamos melhores do que somos. Depende de nós encontramos o fio condutor de nosso projeto nacional".
"Essa não é hora de política", acrescentou Macron, que cancelou um discurso planejado para a noite de segunda-feira em resposta aos protestos dos "coletes-amarelos".
Ele visitou o local do incêndio na noite de segunda-feira e prometeu reconstruir a catedral, que tem partes que datam do século 12.
O pináculo e o telhado da catedral foram destruídos, mas as torres com os sinos ainda estavam em pé e muitas obras de arte valiosas foram salvas depois que mais de 400 bombeiros trabalharam para apagar o fogo, finalmente o contendo 14 horas após o início.
Ao mesmo tempo que a cidade e o país estavam de luto por um forte símbolo nacional, bilionários, empresas e autoridades locais rapidamente ofereceram doações.
Cerca de 24 horas após o incêndio, mais de 750 milhões de euros foram prometidos, incluindo 500 milhões de três famílias bilionárias que possuem os gigantescos impérios franceses de bens de luxo: Kering, LVMH e L'Oreal.
O procurador de Paris, Remy Heitz, disse não haver nenhum indício óbvio de que o fogo teria sido criminoso. Cinquenta pessoas estão trabalhando no que será uma longa e complexa investigação, disseram autoridades.
Um bombeiro ficou ferido durante o incêndio, com mais nenhum ferido. O fogo começou por volta das 18h30 (horário local), depois que o local já havia sido fechado para o público.
Investigadores não poderão entrar na estrutura da catedral, até que especialistas concluam que suas paredes sobreviveram ao calor e que o prédio está estruturalmente estável.
"Ontem nós achamos que toda a catedral iria desmoronar. Mesmo assim, nessa manhã ela está de pé, velente, apesar de tudo", disse a irmã Marie Aimee, uma freira que correu para uma igreja próxima para rezar conforme as chamas se espalhavam."

Notícia retirada do site UOL NOTÍCIAS, 16 de abril de 2019 (Acesso: 16/04/2019)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog