NACIONAL

"TEMPORAL DEIXA QUATRO MORTOS NO RIO; CICLOVIA VOLTA A CEDER"
"Chuvas atingiram bairros como o Jardim Botânico, Copacabana, Jacarepaguá, Vidigal e Barra, além da favela da Rocinha; cidade segue em estado de crise"


"Os temporais que atingiram vários pontos da cidade do Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira, 8, levaram a prefeitura a decretar estágio de crise por volta das 20h55 - a cidade nessa situação nesta terça. Ao menos quatro mortes foram registradas até as 13h de terça-feira.
Novamente em um dia de forte chuva, um trecho da ciclovia Tim Maia desabou na Avenida Niemeyer. É pelo menos a quarta vez que trechos da pista cedem. Na primeira delas (em abril de 2016, pouco após a inauguração), duas pessoas morreram. Em entrevista, o prefeito Marcelo Crivella afirmou que, apesar dos acidentes, a via é "segura"."


"No fim da noite desta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros confirmou a primeira morte em decorrência dos alagamentos: um homem - que foi identificado como Guilherme Fontes, de 30 anos, um motoqueiro - foi encontrado embaixo de um veículo no bairro da Gávea e afogamento é apontado como causa provável para o óbito. Ele teria caído de sua motocicleta e sido arrastado pela correnteza.
Já duas mulheres, que são irmãs, morreram em um desabamento no Morro da Babilônia, no Leme. No mesmo incidente, outra pessoa (tia delas) foi resgatada com ferimentos. A quarta vítima é um eletrocutado em Santa Cruz, na Zona Oeste.
"A gente gostaria de pedir às pessoas que não saíssem de casa. Tocamos 34 sirenes em 21 comunidades (o número depois foi atualizado para 39 sirenes). Teve 90 milímetros em uma hora, isso causou um caos", alertou o prefeito Marcelo Crivella.
Na madrugada desta terça-feira, 9, a Rede Municipal de Ensino declarou suspensas as aulas em escolas durante o dia. A chuva perdeu força após o ápice na noite, mas diversas pessoas seguem isoladas em meio a alagamentos em diversos pontos da cidade.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, núcleos de chuva forte atingiram Zona Sul, a Grande Tijuca e pontos da Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Os pluviômetros da prefeitura apontam que houve temporais acompanhados de raios e trovões em bairros como Jardim Botânico, Copacabana, Jacarepaguá, Vidigal e Barra, além da favela da Rocinha, que fica entre Gávea e São Conrado.
O estágio de crise decretado pela administração do prefeito Marcelo Crivella (PRB) é o terceiro nível em uma escala de três, o que significa chuva forte a muito forte nas próximas horas, com possibilidade de alagamentos e deslizamentos.
A Marinha já enviou um aviso de ressaca do mar que vai vigorar das 9 horas desta terça-feira, 9, às 9 horas da quinta-feira, 11. De acordo com o alerta, as ondas podem chegar a 2,5 metros de altura na orla do Rio."

(Com Agência Brasil)

Notícia retirada do site VEJA, 09 de abril de 2019 (Acesso: 09/04/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog