CONHECIMENTO CEREBRAL 
BLOG DO ENEM


USO DA CRASE NA REDAÇÃO

DOMINE A REGRA GERAL DO USO DA CRASE NA REDAÇÃO, VESTIBULAR E ENEM
A crase assusta muito você? Você não consegue decorar as regras? Fique tranquilo! A partir de agora, a crase não será mais problema na sua redação. Aproveite também para assistir a vídeo-aula sobre o assunto.


Se você acha que crase é mais uma regra de acento, está redondamente enganada (enganado!). Crase é um fato que acontece e que deve ser sinalizado em sua redação no vestibular ou no Enem. Confira abaixo.

Crase significa fusão, e o sinal que a indica é chamado de grave (à). Ele sinaliza que há dois "as". Vamos ver como isso funciona? Posso garantir que é "facinho, facinho". Observe os exemplos:



O verbo ir rege a proposição a, portanto, ela vai estar sempre presente que ele for usado. Os artigos o e um acompanham o substantivo masculino baile indefinido ou indefinindo-o.


Agora, observem estes outros exemplos:




Se o artigo o acompanha o substantivo baile porque é masculino, o artigo a, certamente, acompanha o substantivo feminino festa; porém, coincidentemente, a preposição e o artigo definido feminino são iguais, que resulta em dois as lado a lado, como você pode observar no quadro acima.


Nesse caso, faz-se a fusão dos dois e marca-se com o sinal indicativo da crase "Vou à festa".


Como você pode saber se existem dois as? É só testar! O modo mais prático de verificar é substituir o substantivo seguinte ao a por um substantivo masculino. Mas tome cuidado! Você só pode substituir se a palavra for feminina:


  • "Quanto a atitude do motorista, não há julgamento".
  • "Quanto ao comportamento do motorista..."
  • Se você observar, quando se fez a substituição do a antes de atitude, ele se transformou em ao antes do comportamento, portanto ocorre crase antes da palavra atitude;
  • Quanto à atitude do motorista, não há julgamentos."
Essencialmente, crase se testa dessa forma. Com horas não é diferente. "Ele chegou a uma em ponto", trata-se substituindo a hora pelo único horário masculino: meio-dia "Ele chegou ao meio-dia", portanto ocorre crase antes de uma "Ele chegou à uma e ponto".



Cuidado com os pronomes demonstrativos, com eles não importa o gênero. "Refiro-me a aquele senhor", a forma correta é "Refiro-me àquele senhor".

Nos outros casos, não há muita diferença. Se a palavra não for um substantivo feminino, não pode ocorrer crase.



Viu só como é muito fácil! Não precisa decorar, é só entender. Existem outras situações especiais, mas essas dicas ajudarão você a não errar crase na sua redação.

Dê uma olhada no vídeo de 5 minutos e 51 segundos do professor Rafael Cunha "do Descomplica", ele vai ajudá-lo a esclarecer qualquer dúvida que tenha ficado. Aproveite-o.




Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas - RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aula de português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.

CONHECIMENTO CEREBRAL BLOG DO ENEM foi retirado do site BLOG DO ENEM (Acesso: 22/05/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog