HISTÓRIA:
VESTIBULAR E ENEM



O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A história é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - História: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 5: BRASIL COLÔNIA - LINHA DO TEMPO


COLÔNIA
Veja os principais acontecimentos da história do Brasil durante o período colonial. Os fatos que correspondem aos assuntos mais cobrados no vestibular.


1500
O português Pedro Alvares Cabral e sua esquadra chegam ao litoral do Bahia em 22 de abril. É o descobrimento do Brasil. Segundo a maioria dos historiadores, trata-se mais de uma tomada de posse do que do descobrimento em si, pois a existência do território - dividido em seis anos antes entre portugueses e espanhóis pelo Tratado de Tordesilhas - já era conhecida por Portugal. Nos anos seguintes tem início a exploração do pau-brasil.

1530
O militar português Martim Afonso de Sousa comanda a expedição pioneira de colonização do Brasil. Em 1532, funda a primeira vila da colônia, São Vicente, no atual estado de São Paulo. 

1534
O rei de Portugal, dom João III, cria as capitanias hereditárias, a primeira divisão política do Brasil. 

1548 
Tomé de Sousa assume o primeiro governo-geral do Brasil. 

1549
Chegam ao Brasil os primeiros jesuítas - religioso da ordem católica Companhia de Jesus. Chefiados pelo padre Manoel da Nóbrega, dedicam-se à catequese dos índios e à educação dos colonos.

1550
Por volta desse ano, paralelamente à introdução do plantio da cana-de-açúcar, tem início a escravidão africana no Brasil.

1555
A França não aceita a partilha das terras americanas feita pelo Tratado de Tordesilhas e defende seu direito de ocupação. A primeira invasão francesa no território brasileiro ocorre na ilha de Sergipe (atual Villegaignon), na Baía de Guanabara, onde é instalada a França Antártica, chefiada por Nicolas Durand de Villegaignon. Os portugueses expulsaram os franceses em 1567.

1580
Dois anos após a morte do rei português dom Sebastião, que não deixa herdeiro, o espanhol Felipe II, ligado por parentesco à Casa Real Portuguesa, impõe-se como rei de Portugal. A União Ibérica vigora até 1640 e equivale a uma anexação de Portugal para Espanha. 

1594
Os aventureiros franceses Jacques Riffault e Charles Vaux instalam-se no Maranhão depois de naufragar ao largo da costa. O governo francês os apoia e incentiva a criação de uma colônia no território, a França Equinocial. Em 1612, chegam centenas de colonos, que erguem o forte de São Luís, origem de São Luís do Maranhão. São expulsos três anos depois pelos portugueses. 

1630
Nas décadas de 1630 e 1640, chega ao auge no Sudeste o movimento das entradas e bandeiras.

1630
Após duas tentativas pouco efetivas na década anterior, na Bahia, os holandeses invadem o Brasil, dessa vez em Pernambuco. Para vencer a resistência da população local, os estrangeiros contam com a ajuda do pernambucano Domingos Calabar, que considera a invasão positiva para a região. Permanecem no Nordeste até a insurreição Pernambucana (1645-1654).

1637
O domínio holandês no Brasil passa a ser administrado pelo militar Maurício de Nassau. Sua atuação em Pernambuco fica marcada pela prosperidade econômica e cultural. Seu governo se encerra em 1644.

1693
As primeiras jazidas de ouro são descobertas no atual estado de Minas Gerais. No século seguinte, a atividade mineradora se tornaria a mais importante da colônia. 

1708
Tem início, em Minas Gerais, a Guerra dos Emboabas.

1711
É fundada Vila Rica, atual Ouro Preto (MG), símbolo da sociedade urbanizada que surge no contexto da mineração.

1720
É deflagrada a Revolta de Felipe dos Santos, também chamada da Rebelião da Vila Rica. 

1750
O Tratado de Madri reconhece a presença luso-brasileira em grande parte territórios a oeste da linha do Tratado de Tordesilhas. Como parte das negociações, Portugal sede à Espanha a colônia do Sacramento (atualmente no Uruguai) em troca da área dos Sete Povos das Missões (no atual Rio Grande do Sul). 

1754
Os guaranis dos Sete Povos das Missões recusam-se a deixar suas terras, e tem início a Guerra Guaranítica. São derrotados após dois anos, por uma aliança entre hispano-argentinos e luso-brasileiros.

1768
Ao lançar Obras Poéticas, o mineiro Cláudio Manuel da Costa inaugura o arcadismo, o primeiro movimento literário a se afastar dos modelos portugueses, ao retratar temas tipicamente brasileiros. Costa e Tomás Antônio Gonzaga, outro importante poeta árcade, seriam integrantes da inconfidência Mineira.

1777
É assinado o Tratado de Santo Ildefonso, que restitui aos espanhóis Sete Povos das Missões. Os portugueses tentam obter a devolução da Colônia do Sacramento, mas não conseguem. As fronteiras atuais do Rio Grande do Sul só são definidas pelo Tratado de Badajoz, em 1801.

1789
Ocorre a Inconfidência Mineira.

1789
No âmbito mundial, a Revolução Francesa marca o início da Idade Contemporânea.

1798
É deflagrada a Conjuração Baiana.

1805
O mineiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, o maior nome da escultura barroca brasileira, conclui sua obra-prima: o conjunto de imagens sacras: Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG).

1808
Fugindo de Napoleão Bonaparte, a corte portuguesa transfere-se para o Brasil.

1817
Estoura a Revolução Pernambucana.

1818
Dom João é coroado rei de Portugal, do Brasil e de Algarves, no Rio de Janeiro, com o título de dom João VI.

1821
Pressionado pelo Parlamento português, dom João VI regressa a Portugal, deixando Pedro, seu filho mais velho, como regente do Brasil, com o título de dom Pedro I.

1822
Dom Pedro I proclama a Independência do Brasil.


Págs. 96 e 97 (GE: HISTÓRIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog