MUNDO

"ALEMANHA PROPÕE MULTAS PARA QUEM NÃO VACINAR CRIANÇAS CONTRA SARAMPO"
"Projeto de lei também pretende proibir a admissão de crianças não vacinadas na pré-escola"


"O ministro da saúde da Alemanha, Jens Spahn, submeteu ao governo um projeto de multa de até 2,5 mil euros (o equivalente a R$ 11 mil na atual cotação) para os pais ou responsáveis que não vacinarem as crianças em idade escolar contra o sarampo. "O objetivo é garantir que as pessoas sejam imunizadas", disse ele.
A lei proibiria as crianças que não foram vacinadas de frequentar a pré-escola. Na Alemanha, as crianças são obrigadas a ir para o colégio a partir dos seis anos.
O projeto de Spahn é uma replicação em nível nacional de esforços em várias comunidades do país. Em abril, o estado de Brandesburgo, no nordeste da Alemanha, tornou-se o primeiro a introduzir as vacinas obrigatórias para crianças que frequentam o jardim de infância.
Alguns alemães pediram que as vacinas sejam obrigatórias em todo o território nacional, mas isso levantou uma discussão sobre a liberdade das famílias. "Temos tido esses debates nos últimos 10, 20 anos", falou o ministro para a emissora ZDF. "Sempre que há um surto e crianças ou estudantes têm que ser mantidos longe das aulas, todo mundo diz que podemos, devemos fazer alguma coisa, mas não o suficiente".
No mês passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS), informou que os casos de sarampo no planeta aumentaram 300% em 2019 em comparação com o primeiro trimestre de 2018. Além disso, a agência de saúde das Nações Unidas observou que mais de 34 mil pessoas na Europa, só nos primeiros dois meses deste ano, contraíram a doença.
Segundo o jornal The Washington Post, a maioria dos casos - 25 mil até agora - ocorreu na Ucrânia, que está no meio de um surto que supostamente se espalhou de Israel. A Alemanha, que teve cerca de 500 casos de sarampo em todo o ano de 2018, já registrou 300 ocorrências só em 2019.
O sarampo é altamente contagioso, é totalmente evitável - desde que as pessoas sejam vacinadas. Grande parte das pessoas contaminadas não foi vacinada, ou ainda subvacinada (a imunização é em duas doses).
"Se a resposta ao surto não for oportuna e abrangente, o vírus vai encontrar mais indivíduos vulneráveis e potencialmente se espalhar para outros países", alertou a OMS."

Notícia retirada do site GALILEU, 08 de maio de 2019 (Acesso: 08/05/2019)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog