NACIONAL

"CONTAMINAÇÃO DO RIO PARAOPEBA INFLUENCIA SURTO DE DENGUE EM BRUMADINHO"
"Quatro meses após o rompimento de barragem da Vale, cidade registra crescimento no número de casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti"


Por: Nathalia Fabro 
        BRUMADINHO (MG)

"Com o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), no dia 25 de janeiro deste ano, a cidade passou a sofrer uma grande exposição ao lixo e com o estoque inadequado de água, contribuindo para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O inseto é responsável pela transmissão de doenças como o vírus da zika, chikungunya, febre amarela e dengue - que não existia no município antes da tragédia, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Desde o rompimento da barragem, que deixou 246 mortos e 24 desaparecidos, a cidade já registrou 437 possíveis casos da doença.
Desenvolvido pela FIOCRUZ, a pesquisa "Desastre da Vale S.A. em Brumadinho: impactos sobre a saúde e desafios para a gestão de riscos" indica que, como o Rio Paraopeba era a principal fonte de água da região e ficou cheio de lama, as pessoas tiveram acesso reduzido à água potável. Dessa maneira, alguns moradores passaram a armazenar água em suas casas de maneira incorreta. Além disso, a quantidade de lixo transportado pela lama e que foi descartado incorretamente após o acidente contribuiu para a multiplicação de exemplares do Aedes aegypti.
O município não notificou nenhum caso de chikungunya e zika vírus até o momento, mas a FIOCRUZ alerta que pode haver surto de febre amarela e esquistossomose - enfermidade também conhecida como barriga d'água e transmitida pelo parasita Schistosoma mansoni.
Uma pesquisa do Centro de Estudos do Sistema Nervoso Autônomo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Marília sugere ainda que a população de Brumadinho pode desenvolver doenças cardiovasculares por causa da exposição a metais pesados liberados após o rompimento da barragem. De acordo com pesquisa realizada pela Fundação SOS Mata Atlântica em março, dos 22 pontos analisados ao longo do Rio Paraopeba, 10 apresentaram resultados classificados como ruim. Sem condições de consumo e de vida aquática, foram encontrados também metais pesados na água como o cobre, cromo e o manganês."


"PERIGO DA DENGUE"

"Levantamento do Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos Casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, do Ministério da Saúde, afirma que foram registrados mais de 370 mil casos prováveis de Dengue em Minas Gerais só em 2019. Com isso, o estado está em situação de alerta. Em Brumadinho, o bairro do Progresso é o que apresenta o maior índice da doença, com cerca de 90% dos casos desde o rompimento da barragem.
No último sábado (1° de junho), a Cruz Vermelha Brasileira e a marca de inseticidas SBP se uniram para combater o problema, entregando mais de 900 kits com inseticidas, repelentes e cards informativos para os moradores da área. "Temos uma ação educativa que gera impacto positivo na comunidade. Nosso trabalho muda a realidade", afirma Júlio Cals, presidente nacional da Cruz Vermelha. "Nós temos neutralidade e independência para atuar, mostrando a realidade que o governo mascara"."


"Também foi realizado um mutirão de educação e saúde para a população local: o cadastramento de famílias que serão abusadas, limpeza de possíveis focos, doação de produtos da SBP e ações informativas de prevenção e combate, como um teatro infantil sobre os perigos do mosquito. "É uma luta combater a transmissão de doenças", diz Mariana Chacon, gerente da marca SBP. "Estamos vivendo uma crise de saúde pública no Brasil e queremos salvar vidas. Trabalhamos com as crianças para criar uma nova geração que poderá lidar com o problema no futuro"."

"COMBATE AO INSETO"

"A iniciativa faz parte do projeto "Juntos Contra o Mosquito", idealizado pela SBP e pela Cruz Vermelha, no qual os voluntários da entidade e representantes da marca viajam até cidades brasileiras que apresentam grandes riscos e incidência de arboviroses. Entre maio e junho deste ano, sete locais estão sendo contemplados: Brumadinho e Rio Doce (MG); Canindé e Itatira (CE); São Vicente (SP); Cuiabá (MT) e Uarí (PR).
"Os critérios para a escolha dos municípios foram o número de registros de doenças transmitidas pelo mosquito e que fosse um local onde a Cruz Vermelha tivesse uma estrutura básica para atender a população", explica Chacon.
Além da entrega de Kits com os produtos, há eventos de conscientização sobre os perigos que o Aedes aegypti pode trazer. O material educativo do programa foi desenvolvido em parceria com a Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, no Reino Unido."

*A jornalista viajou a convite da SBP

Notícia retirada do site GALILEU, 06 de junho de 2019 (Acesso: 06/06/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog