AVIÕES: O QUE AS CATÁSTROFES AÉREAS ENSINAM?




Você sabe qual foi o primeiro acidente com um avião motorizado? O primeiro acidente aéreo aconteceu em 1908 com o biplano Wright Flyer, produzido pelos irmãos Wright. Apesar das recomendações do exército americano, que alertava Oliver Wright de que talvez seria melhor esperar para voltar a testar a máquina voadora, Oliver insistiu que o biplano Wright Flyer produzido em 1903, estava pronto para se lançar aos céus. Em sua viagem de inauguração, iriam apenas o tenente Thomas Etholen Selfridge, e o próprio Oliver que pilotaria a invenção. Após quatro voltas ao redor do Forte Meyer na Virgínia, uma das hélices pifou, sucedido da falha dos motores, que começaram a indicar uma possível explosão. Logo o biplano estava despencando do céu, e quando o tenente Selfridge percebeu, murmurou apenas "Oh, oh", quase que inaudível. Thomas Etholen morreu na hora com traumatismo craniano. Mas Oliver sobreviveu. E pouco depois do acidente, relatou ao irmão através de uma carta que o voo tinha sido bem sucedido, até que "teve que desligar o motor", e "imediatamente, a máquina inclinou-se para o chão e se precipitou".
Apesar de as previsões de acidente de avião serem muito raras, como mostra a primeira matéria desta série, com possibilidade de 1 em 1,2 milhão, os aviões desde cedo já faziam suas primeiras vítimas, como relatado acima com o primeiro voo motorizado.

O SEQUESTRO INACREDITÁVEL DO BOEING 727 DA TWA



Até que ponto chega a loucura do ser humano? Talvez esta seja a melhor forma de descrever o voo 847 da companhia TWA.

Acidente: Sequestro de avião
Local: Sobrevoando o Mediterrâneo
Data do acidente: 14 de junho de 1985
Causa: Guerra Civil Libanesa
Companhia: TWA
Aeronave: Boeing 727
Número de reféns: 147
Número de Mortos: 1

Naquela manhã de sexta-feira,14 de junho, o voo 847 da companhia TWA estava previsto para decolar. O avião com 139 passageiros e 8 tripulantes, saíria de Cairo com destino a San Diego. Entre sua rota, o avião sobrevoaria o Mediterrâneo, zona de conflito onde a Guerra Civil Libanesa que estava no seu ápice, destruindo completamente o Líbano. E foi aí, que tudo começou...
Logo de início, haviam dois sequestradores no boeing 727. Ambos libaneses xiitas, envolvidos diretamente com a devastadora guerra. O líder germanófono chamado Mohamed Hammadi, planejava com o sequestro, forçar a libertação de 766 xiitas aprisionados pelo exército israelense. Como os Estados Unidos era seu principal aliado, o plano foi sequestrar o avião com americanos. O voo 847 era formado em sua grande maioria, por pessoas dessa nacionalidade.
Enquanto as exigências dos terroristas eram negociadas via rádio às autoridades, os dois obrigaram que a aeronave fizesse um longo vaivém sob o Mar Mediterrâneo, para em seguida ser desviado para o aeroporto de Beirute, onde mais 12 sequestradores reforçariam o plano. 
Ao ficar esperando a entrada dos demais terroristas, a aeromoça Uli Derickson, que era a única a conseguir comunicar-se com um dos sequestradores que falavam alemão, percebeu que seu único trunfo naquela história era a comunicação. E com plena calma e maestria, a comissária ofereceu-lhes chá e puxou conversas com os dois sobre o Alcorão. O objetivo inicial, era distraí-los, para que os passageiros ficassem em segurança até o final do resgate. Uli na conversa descontraída, quase surreal para a situação, começou a contar-lhes sobre sua vida pessoal. Assim, pouco tempo depois, já tinha convencido-os a libertarem as mulheres mais velhas e crianças. E os raptores deixaram que os 20 passageiros que pertenciam, descessem do avião.
Após decolar de Beirute, como forma de mostrar que não estavam brincando, um dos sequestradores arrancaram o braça de assento de uma poltrona, e com crueldade, espancaram e atiraram na cabeça do jovem fuzileiro naval Robert Stethem. O pânico instaurou-se por toda a parte do avião. E cabia Uli salvar mais uma vez aquela situação. Com uma reação inesperada, começou a cantar uma canção de ninar em alemão. Se foi arriscada ou não a ideia, ninguém sabe. O fato é que os raptores finalmente se acalmaram, e como uma inacreditável história de filme, fizeram uma proposta inesperada a aeromoça. Um dos homens, contou-lhe que "o amigo gostaria de pedi-la em casamento". Sem acreditar no que estava ouvindo, Uli tentou conter as lágrimas e manter a compostura, da qual todos os passageiros necessitavam que ela tivesse.
Após libertarem mais 65 pessoas, incluindo a aeromoça em Argel. Os outros 30 restantes, seriam soltos apenas na última parada em Beirute. 
Com um final impensado, o sequestro inacreditável do Boeing 727 da TWA finalmente terminou. Com exceção da morte fatal de Robert Stethem, única vítima fatal, os demais passageiros haviam sido socorridos e passavam bem. O sequestro durou cerca de duas semanas. 
Mesmo após um dos sequestradores afirmar que pertencia ao grupo xiita Hazbollah, uma das principais organizações envolvidas na Guerra Civil do Líbano, os membros negam até hoje o envolvimento no sequestro do avião da TWA. 
Já Mohamed Hammadi, um dos terroristas românticos, foi preso na Alemanha e condenado à prisão perpétua. Após ser colocado em liberdade condicional em 2006, o sequestrador fugiu para o Paquistão. O FBI procura-o até hoje.
Veja abaixo uma imagem de um Boeing 727, semelhante ao que usado no sequestro:



Três anos após o sequestro inusitado, um filme foi produzido nos Estados Unidos contando a história, e foi intitulado "The Taking of Flight 847: The Uli Derickson Story (O Sequestro do voo 847 - A História de Uli Derickson - traduzido no Brasil)."
Para conferir a primeira matéria da série Aviões: O que as Catástrofes Aéreas ensinam?, clique aqui.


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