CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!

A partir de agora, você poderá a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e os respectivos meios de comunicação original, priorizando os mesmos como autores do conteúdo original. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso as mesmas para todas as pessoas, mesmo aquelas que não possuem recursos para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio. E os direitos autorais das informações são exclusivamente dos meios originais as quais foram publicadas, originalmente.


A seguinte matéria é de autoria de Janaína Resende, publicada na revista Viva Saúde. Portanto, todas as informações abaixo pertencem exclusivamente a seus autores, e não devem ser copiadas sem a divulgação de seus nomes.

"MELANCIA, A GRANDE"
"Ela é hidratante, melhora o funcionamento do intestino, a resposta imunológica e ainda promove o relaxamento e a dilatação dos vasos sanguíneos."

"No tempo em que se construíram pirâmides, mais de cinco mil anos atrás, os antigos egípcios adotaram um costume curioso: quando um faraó moria, eram colocadas várias melancias no túmulo do soberano. A ideia era que, ao acordar para a vida após a morte, ele pudesse se alimentar da fruta. Hoje, os costumes religiosos mudaram, mas os egípcios continuam reconhecendo as propriedades nutricionais da melancia. Não por acaso, a fruta é uma das mais apreciadas na região do Nilo no verão.
O costume se espalhou por todos os continentes e a melancia é uma excelente pedida nas estações mais quentes do ano, não importando se o consumo é in natura ou em forma de sucos. E não por conta do sabor adocicado: 92% da fruta é composta de água, por isso ela tem poder hidratante.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, a melancia ocupa o primeiro lugar no ranking das frutas que previnem a desidratação. A razão para isso é a quantidade de água presente nela e na combinação de minerais que mantém o equilíbrio hídrico do corpo."


"LIMPEZA DE TOXINAS"

"Em um país tropical, a fruta é superacessível, o que facilita a vida daqueles que querem usufruir de seus benefícios. Falando neles, você sabe quais são? 'A fruta contém vitaminas B1, B2, A e C, além de cálcio e fósforo, garantindo betacaroteno, licopeno e glutationa, antioxidantes protetores do organismo contra o envelhecimento precoce, a oxigenação das células e contra o câncer, sem contar que é um poderoso diurético e laxativo, ajudando na limpeza de toxinas do organismo, bem como facilitando o emagrecimento', conta Marcela.
E não para por aí: Cinthia cita também a melhora do funcionamento do intestino, graças à presença de fibras, água e magnésio, e da resposta imunológica, já que a fruta possui bons antioxidantes como a vitamina C e o licopeno. Outro benefício é a promoção do relaxamento e da dilatação dos vasos sanguíneos, o que é proveitoso para o desempenho de praticantes de atividade física."


"MELHOR PARA AS MULHERES"

'É mérito da vitamina A o fortalecimento do sistema imunológico. Já a vitamina B protege as unhas e os Cabelos', destaca a nutricionista Suzana Camacho Lima, docente do Centro Universitário Senac (SP). Para quem está em busca de emagrecimento saudável, mais uma boa notícia: 'As mulheres têm uma tendência maior à retenção hídrica, por isso é bom ter à mão uma opção natural e saborosa como a melancia para facilitar a eliminação de líquidos', sugere Suzana. E o sabor ajuda quem precisa evitar as guloseimas. 'Como ela é adocicada, pode ser consumida como sobremesa, ajudando a controlar a vontade de comer doces e substituindo guloseimas muito calóricas', lembra a nutricionista.
Acrescente à lista de vantagens de comer melancia o efeito de amenizar sintomas de tensão pré-menstrual. 'Como também possui a vitamina B6, potássio e grande quantidade de água, evita, assim, estados de irritabilidade e os inchaços do período pré-menstrual', finaliza Cinthia."


A matéria acima foi retirada da revista VIVA SAÚDE, número 140, págs. 26 e 27. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista VIVA SAÚDE e a Editora Escala.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog