CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e respectivos meios de comunicação original, priorizando os mesmos como autores do conteúdo original. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso as mesmas, mesmo para aquelas pessoas que não possuem recursos para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer forma de plágio. E os direitos autorais são exclusivos dos meios de comunicação que as publicaram, inicialmente.


A seguinte matéria foi publicada pela revista Isto É, em 28 de janeiro de 2015. Todos os direitos autorais pertencem exclusivamente à revista, e não devem ser copiadas sem a divulgação de seu nome.

"VACINA PARA COMBATER A COCAÍNA"
"Testado em animais, imunizante impediu que a droga produzisse efeitos e causasse dependência"


"Na semana passada, pesquisadores do The Scripps Research Institute, dos Estados Unidos, anunciaram o sucesso, em animais, de uma vacina contra a dependência da cocaína. O medicamento conseguiu impedir que a droga atingisse o cérebro. Dessa forma, impossibilitou a produção de seus efeitos e a consolidação do processo de dependência por ela induzido. Os detalhes do artigo foram publicados na última edição da revista científica 'Molecular Pharmaceutics'.
O grupo responsável pelo trabalho é coordenado por Kim Janda, um dos mais renomados especialistas nesta área de investigação. Há anos os pesquisadores investem esforços para achar nas vacinas uma saída contra a dependência de drogas como a cocaína e a metanfetamina. O princípio é o mesmo dos imunizantes usados para a prevenção de doenças como o sarampo e a poliomielite. O que se quer é estimular a produção de anticorpos. Nesse caso, contra as substâncias químicas.
Para isso, primeiro cria-se um modelo de molécula semelhante ao das drogas. O produto é misturado a fragmentos de bactérias e vírus inofensivos, nas capazes de despertar as células de defesa. Os pesquisadores americanos, por exemplo, usaram a proteína bacteriana flagellin, utilizada em outros imunizantes.
De acordo com os cientistas, o remédio mostrou-se o mais eficaz entre todos que já testaram até agora.'E se ele for corretamente formulado, pode funcionar para qualquer pessoa', disse Janda à Isto É. Na avaliação dos estudiosos, os resultados abrem um novo e promissor caminho na produção de vacinas contra a dependência química. 'A ideia é que o remédio seja usado para tratar a dependência e também para evitá-la'."


Informações retiradas da revista ISTO É - Ano 38 - nº 2356, pág. 69. 28 de janeiro de 2015. Todos os direitos autorais reservados exclusivamente à revista ISTO É e a Editora Três. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog